BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LIÇÃO 8 - O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUENCIAS


.














LIÇÃO 8 – O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUENCIAS
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Introdução

A Bíblia nada esconde, descreve os pecados dos servos de Deus alertando a outros.
“Aquele que cuida estar em pé, olhe não caia” – I Co 10.12

Eis aí a vida de Davi dividida em dois momentos: Antes e depois da tentação e queda.
Como considerar o pecado de Davi: Uma simples fraqueza ou imperfeição?

Enquanto nos assombra quão baixo Davi caiu, o mais maravilhoso é que Deus estendeu Sua graça até as profundezas da depravação humana. Como somos afortunados!

I – DAVI E A TENTAÇÃO

A tentação está presente em todos os momentos de nossa vida. Tentação é pecado? Não. Pecado é ceder e cair. Para não cair é necessário vigilância.
A história de Davi e Bate-Seba mostra como até mesmo os mais piedosos, se não forem cuidadosos, podem cair no pior dos pecados.

No auge, na época de triunfo, surgiu a tentação na vida de Davi.
A tentação inicial de "olhar" surge para todos nós. Pode ser involuntária e não é pecado. O passo seguinte é parar para investigar. Este já é um terreno muito perigoso e pode constituir pecado mental. É muito difícil evitar o último passo, a verdadeira má ação.

Desde o início Davi sabia exatamente o que estava fazendo. Ele perguntou quem era ela, e embora fosse informado diretamente que ela era mulher de outro homem, ele ainda mandou que ela fosse trazida para ele a fim de satisfazer sua lascívia. Que outra razão ele teria para fazer isso? Ela já era casada, portanto, ele não estava interessado em torná-la sua esposa. Ele não estava interessado em amá-la. Ao que parece, ele estava motivado unicamente pela paixão. Afinal de contas, ele não era o rei? Não estava acostumado a ter tudo o que queria? Então, por que não essa mulher também?

"os olhos do homem nunca se satisfazem" - Pv 27:20
Que verdade no caso de Davi! Quando ele cobiçou Bate-Seba, já tinha mais de seis esposas e quem sabe quantas concubinas. E já não era suficiente? E pior, para satisfazer suas luxúrias, ele tinha que tomar a esposa de outro homem?

O procedimento de Davi ao mandar buscar Bate-Seba era característico dos monarcas orientais, mas completamente indigno de um homem de Deus. Esse primeiro passo errado conduziu à dissimulação, à hipocrisia, à ingratidão e por fim ao homicídio – Tg 1.15

II – DAVI E O PECADO

Após o adultério com Bate –Seba – 11.12-13:

A – Urias é abominavelmente assassinado – 11.14-25. A traição de Davi atinge o auge quando ele ordena a Urias que entregue a Joabe uma carta na qual se contém a sua sentença de morte. De acordo com as instruções recebidas, Joabe observa bem a cidade e coloca Urias no ponto mais perigoso. Aí morreu o bravo e nobre soldado cuja morte se destinava a encobrir a perversidade de Davi.

Bate-Seba teve parte no encobrimento ao seu marido?

Não há nenhuma indicação de que Bate-Seba soubesse dos planos de Davi para seu marido. Ele provavelmente quis assim. Porém, o fato de que Davi tentou fazer que Urias fosse para casa a fim de estar com sua esposa provavelmente indica que Davi estava certo de que ela não iria contar ao marido que havia ficado grávida do rei.

Bate-Seba estava nas mãos de Davi

“Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera” – Lv 20.10

Davi a tinha em suas mãos. Se ela confessasse, corria risco de morte. E se tivesse chegado a tanto, Davi teria negado tudo - afinal, ele cometeu assassinato a fim de tentar sair dessa situação - Para ele, seria muito fácil dizer uma mentira: "Com todas essas esposas e concubinas, por que eu iria tomar a mulher de um de meus soldados mais fiéis e valentes?"

E Bate-Seba, grávida com o bebê de outro homem, não teria como provar a culpa dele. Quem creria na palavra dela, contra um rei amado e poderoso, com todas aquelas mulheres à disposição? Ela estava totalmente impotente.

Assim, do ponto-de-vista dela, o que ela iria ganhar por confessar? Davi aparentemente sabia disso, e foi por isso que ele se sentiu seguro em tentar trazer Urias à presença dela...
"a armação" não funcionou.

Davi tentou convencer Urias a dormir com sua mulher, criando assim o álibi para a gravidez dela. Como não funcionou, decretou o assassinato de Urias diante dos soldados inimigos.
Um momento de paixão descontrolada levou um homem de Deus a uma espiral de pecado e crime.

B – Bate-Seba torna-se mulher de Davi – 11.26-27

O luto de Bate-Seba foi puramente formal. De acordo com a tradição manter-se-ia durante sete dias. Após esse período, Davi recolhe-a em sua casa e torna-a sua mulher.
O episódio deixa uma indelével marca no caráter de Davi.

C – A parábola de Natã – 12.1-6

A consciência de Davi permaneceu adormecida quase um ano até que recebeu a visita do profeta Natã.
Através de uma parábola foram denunciadas as transgressões reais. As palavras foram como setas que atingem direto o coração do rei. “Tu és este homem” – 12.7. Um adultério e um homicídio. Davi transgredira duplamente o Decálogo.

III. DAVI E AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

O pecado de Davi trouxe conseqüências emocionais, espirituais e físicas para ele e sua família.
Todos foram afetados: o infrator, os familiares, os liderados... E o relacionamento de Davi com Deus? E com seu círculo de amigos?
Como Davi era visto pelas pessoas?

“Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” – Sl 6.6
Davi chorou quando Tamar, sua filha foi violentada, e quando seus filhos Amnon e Absalão foram mortos prematuramente.

Davi clamou ao Senhor: “Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti“ – Sl 41.4

CONCLUSÃO:

Davi estava no lugar errado e na hora errada quando pecou... Naquele tempo os reis costumavam ir à guerra, mas Davi ficou em casa - IISm 11:1-2... Ele não ficou apenas em casa, mas ficou também ocioso quando passeava pelo terraço. A essas lições da vida de Davi, devemos atentar para que também não venhamos a incidir no mesmo erro.

.

CONVITE:

Participe conosco da Escola Bíblica
Av. Áurea, 52 – Vila Helena
Santo André – SP
Aos sábados das 19.00 hs às 21.00 hs

.

abilicusvidanova@ig.com.br

.

Nenhum comentário: