BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 21 de maio de 2011

CANGA DE BOI














.
CANGA DE BOI

Já presenciaram a reação de um boi quando lhes colocam a canga no pescoço pela primeira vez?

Pois é! Ter algo tolhendo-lhe os movimentos ou ditando quais serão os passos, incomoda muito. Por método de convencimento, o senhorio às vezes espanca o animal, lhe subtrai o alimento, até a própria água, confisca-lhe a vontade. Tudo para subjugá-lo.

Alguns animais tornam-se ainda mais ferozes e apesar da sua irracionalidade, partem para cima do seu algoz e não são raras as vezes que o matam. Outros sucumbem e passam da altivez à obediência total e plena. Carregam todo tipo de fardo, alguns até superiores às suas forças. Chegam ao final do dia extenuados, abatidos, entregues. No dia seguinte, mais uma vez lhe colocam a canga no pescoço, ditam-lhe caminhos, depositam pesos, chicoteiam o lombo, lembrando quem manda.

Com o ser humano acontece a mesmíssima coisa!

Não é raro vermos “bois de canga” em manadas por todos os cantos. Morrem um pouco todos os dias, incapazes de qualquer reação ou, na melhor das hipóteses no diapasão: “isso não é comigo”.

Sôfregos, suportam as chicotadas que subestimam a inteligência, a capacidade de reagir, a honra, a vergonha, a vontade própria! Se curvam e oferecem o dorso ao relho, covardes que são. Apanham dos tiranos de sempre e ainda agradecem a benevolência do tutor: ao invés de 10, foram apenas 9 chicotadas.

Então, meus caros leitores e leitoras, pergunto-lhes:
- Com qual dos bois você se identifica?

.

(Sergio Perón)

.

abilicusvidanova@ig.com.br
.

Nenhum comentário: