BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A ALMA

















A ALMA
Pr. Abílio Carlos dos Santos

A alma é que dá movimento ao que é vivo.
É independente da matéria e sobrevive à morte do corpo.

Após a morte do corpo a alma continua viva e o seu destino é o tormento eterno ou o paraíso celestial.
No campo espiritual consideramos a morte como a passagem da alma para a vida eterna.
A alma é imortal.

CONTATO COM O “EU”

Através da alma o homem tem contato com o “eu” – com sua consciência.

Várias são as funções da alma:

Função intelectual: Pensamento, raciocínio, razão.

A minha alma pensa, medita, fala, sabe das coisas, abençoa...

“Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” – Sl 139.14

“... senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe” – Gn 27.19

Função emocional: Sentimentos > afeto, amargura...

“Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de meu filho Siquém afeiçoou-se fortemente a vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher” _ Gn 34.8

“Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou- se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirá-la, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou” – II RS 4.27

Função do bel-prazer: Escolhe e decide.

“Neste dia o Senhor teu Deus te manda observar estes estatutos e preceitos; portanto os guardarás e os observarás com todo o teu coração e com toda a tua alma – Dt 26.16

“Nessas coisas a minha alma recusa tocar, pois são para mim qual comida repugnante” – Jó 6.7

Concluímos que através da alma o homem pensa, sente e determina a sua vontade.

.

abilicusvidanova@ig.com.br

Blog do Pr. Abílio:

.

Nenhum comentário: