BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 26 de setembro de 2009

SERÁ QUE VALE A PENA?



.



















SERÁ QUE VALE A PENA?
Pr. Abilio Carlos dos Santos


A secretária está na sala com o patrão. O telefone toca e ela diz que ele não está.
A contadora-chefe dá um jeitinho nas escritas e sonega mais um pouquinho da Receita Federal...
O vendedor da madeireira diz que a porta é muito boa e de excelente qualidade... Passado seis meses e ela está toda desfolhada.
Eles agem assim para preservar o emprego e faturar mais um pouquinho no dia do pagamento.

Será que vale a pena?

Isso tudo é ruim para a vida espiritual.
Deus não se agrada disso.
Consciência pesada e mau testemunho...

Como dobrar os joelhos e orar a Deus?
Como assentar-se no púlpito da Igreja e fazer uso da Palavra?
Como olhar nos olhos dos irmãos e cumprimentá-los?

Será que temos duas vidas?
Uma para a Igreja e outra para o mundo?


"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16.26





*Pr. Abílio atende a todos pessoalmente às 5ª feira – 15 hs e aos domingos: 14.30 e 18.00 hs – Igreja Vida Nova – Av. Áurea, 52 – Vl. Helena – Santo André – SP . (Culto das Revelações)


.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VENCENDO O MEDO



.













VENCENDO O MEDO
Pr. Abílio Carlos dos Santos

O Espírito Santo sopra onde quiser, quando quiser, em quem quiser e do jeito que quiser. O tempo é do Senhor.

Muitas vezes somos tomados pelo medo, de algo que nem aconteceu. Tornamo-nos prisioneiros de um sentimento negativo só por pensar na possibilidade de acontecer algo.

Cada momento que passa o fardo torna-se mais pesado. Medo de perder a pessoa amada, medo de ser abandonado, medo de acidente na viagem, medo do escuro, medo de ficar doente e morrer sozinho e aí vai... Fardo pesado e não consegue livrar-se.

O Senhor Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” – MT 11.28. Jesus está de coração aberto e te esperando... Ele quer te ajudar.

Talvez você não esteja cansado fisicamente, mas é o coração. Jesus quer aliviar você de todas as angústias e tristezas que estão no seu coração. O que preciso fazer? Basta você permitir... É preciso querer e abrir o coração para a Luz penetrar. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” – AP 3.20

Diga: “Eu quero!”... Chegou o momento de segurar nas mãos de Jesus.
.
abilicusvidanova@ig.com.br

*
Pr. Abílio atende a todos pessoalmente às 5ª feira – 15 hs e aos domingos: 14.30 e 18.00 hs – Igreja Vida Nova – Av. Áurea, 52 – Vl. Helena – Santo André – SP . (Culto das Revelações)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JULGAR OU AJUDAR?


.












.

JULGAR OU AJUDAR?
Pr. Abílio Carlos dos Santos

Um fariseu convidou Jesus para jantar. A casa estava repleta de fariseus e religiosos. Todos observavam cada passo de Jesus.
Estava sendo duramente criticado.

Havia outro espírito que se manifestava na casa do fariseu Simão naquela oportunidade: o espírito do perdão e de restauração... “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher?” – Lc 7.44... Meus queridos irmãos, a nossa atenção não deve estar na falsa religião e seus líderes e nem nos falsos mestres, mas nos pecadores.

O Senhor Jesus não ficou a “olhar” para Simão e seus convidados, Jesus se volta para a mulher pecadora e diz:
“... Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz” – Lc 7.48-50.

O Senhor Jesus veio buscar e salvar os perdidos, os caídos, os sem amigos, os derrotados pelo pecado... Esse também deve ser o nosso Ministério... O Ministério da Reconciliação – II Co 5.18.

Primeiramente devemos olhar “para nós mesmos” e vigiarmos para não cairmos. Não devemos julgar os que caíram. Queridos irmãos ajudemos os caídos... "Se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado" - Gálatas 6:1.

Não fiquemos como água parada... Vamos dar mais para o Reino de Deus... Nunca ao vermos um irmão precisando de ajuda deixemo-lo para trás.

.
abilicusvidanova@ig.com.br



sábado, 12 de setembro de 2009

INTIMIDADE COM JESUS



.


















INTIMIDADE COM JESUS
Pr. Abílio Carlos dos Santos

E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? – Mc 4.40

O barco estava sendo agitado pelo mar. Havia uma tempestade.
Ao acalmar as ondas, Jesus se volta aos discípulos e pergunta: “Não tendes fé?”

Jesus não estava sendo áspero com seus discípulos. Na verdade Jesus estava admirado... Tanto tempo comigo e ainda não sabem quem sou... Não me conhecem intimamente?

Imaginemos... Os discípulos foram chamados por Jesus... Andaram com Jesus... Ministraram com Jesus multidões de pessoas... Presenciaram milagres, curas, maravilhas, multiplicação de pães... Não conheciam Jesus. “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” – Mc 4.41

Multidões de crentes tem andado de barco com Jesus e alcançado almas em Seu nome. E não conhecem o Mestre. E por quê? Nunca se assentaram em quietude em Sua presença, lhe abrindo o coração... E na quietude aguardando para ouvir e compreender os Seus ensinamentos.

Como conhecer o Mestre Jesus? Muitos compram pilhas de livros
Que oferecem os passos rápidos para mudanças... Outros vivem participando de conferências aqui, ali e acolá... E nada!

Você jamais aumentará de verdade sua fé por nenhuma dessas maneiras. O Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos o segredo: “Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?” – Lc 17.8

É necessário vir à mesa com Jesus e cear com Ele... Trabalhar com Ele e para Ele... Ter comunhão com Ele... Sentar-se e abrir o coração... Aprender de Jesus... Há muitas coisas que o Senhor Jesus quer partilhar para nossa vida.

Passe um período diariamente em Sua presença, a fé e o conhecimento virão. Ouça sua voz suave e terna dentro de você... Conheça-O.
.
abilicusvidanova@ig.com.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PAPAI ESTÁ SOMENTE A DORMIR





.











.

PAPAI ESTÁ SÓMENTE A DORMIR
Pr. Abílio Carlos dos Santos

Olhos fechados... Corpo deitado... Imóvel.
Noite fria... Chove lá fora.
Havia muitas pessoas na sala. Falavam baixo.
Algumas pessoas choravam... Outros soluçavam.
Tentei abrir os olhos... Não consegui... Tentei levantar-me, mas não foi possível. Não conseguia mexer-me.

Meu corpo está frio... Alguns me beijam e percebo que seus lábios estão quentes.

Revi mentalmente minha vida... Queria começar tudo de novo... Impossível... Aqui não voltarei mais.

Quero falar e não posso. Quero gritar: Estou aqui... Nada... Nem um músculo se move.

Dois jovens se aproximam. Abraçam-me. Quero abraçá-los... Não posso. Alguém diz: Pode beijá-lo, se quiserem. Ao beijarem-me, as suas lágrimas, molham o meu rosto. Eles estão a olhar-me... De repente duas lágrimas rolam de meus olhos fechados, correm pela minha face e fundem-se com as deles... Tento sorrir...

Eles olham um para o outro e a mais nova diz: Estás vendo... Papai está somente a dormir.


“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso? “ – João 11.25-26
.
abilicusvidanova@ig.com.br


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A MÍDIA DE JESUS


.










.



A MÍDIA DE JESUS
Pr. Abílio Carlos dos Santos

“Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus” -Lc 8.1


Quem faz o maior sucesso na TV? O portador da má noticia. São estes portadores que conseguem maior audiência no Rádio e TV.
Jornais e Revistas vivem a estampar as maiores desgraceiras.

O Senhor Jesus faz exatamente o contrário.

Ele vem trazer as Boas Novas de Salvação. As Boas Novas do Reino de Deus. Sabe qual o veículo de comunicação que o Senhor Jesus usa? Eu e você... Somos nós!

Somos a mídia do Senhor Jesus.
.

abilicusvidanova@ig.com.br

A RECOMPENSA DOS HUMILDES




.











A RECOMPENSA DOS HUMILDES
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Mateus 5.3

Em todo tempo a grande busca do homem é por felicidade. Busca a felicidade para si e para os seus. O Senhor Jesus chama essa felicidade de bem-aventurança, isto é, felicidade no viver.

O Senhor Jesus estava cercado de uma multidão. Essa multidão também buscava por felicidade. O Senhor Jesus sabia disso e passa a falar da recompensa e apresenta oito perfis: humildes, tristes, mansos, injustiçados, bondosos, puros, pacificadores e perseguidos.

Começa por uma característica que marcava a grande maioria daqueles que ali se encontravam. Eram pessoas humildes, simples, sem maior grau de conhecimento e fortuna. O que eles podiam esperar da vida? Trabalho, dor e preocupação com do dia de amanhã. Muitas dessas pessoas viviam um conformismo negativo da vida, sem maiores ou melhores expectativas.

É para estes, então, que Jesus fala diretamente:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” – Mt 5.3

A primeira promessa que o Senhor Jesus expõe aos seus seguidores é exatamente aquela que eles mais buscam. Os humildes de espírito são aqueles que recebem o reino dos céus em seu interior e são submissos e receptivos à vivência espiritual na presença do Pai.
Tornam-se assim titulares deste reino aqui e agora.

sábado, 5 de setembro de 2009

SONHO REALIZADO


.












SONHO REALIZADO
Pr. Abílio Carlos dos Santos

A vida passa rapidamente.

A maior recompensa que temos na vida é quando realizamos algo. Sonhamos e lutamos até ver tudo concretizado.

Por que muitas pessoas não realizam nada?
Porque não se preocupam com a vida. Passam a maior parte do tempo ocupada em coisas que não edificam e acabam não realizando e nem conquistando nada.

Temos visto pessoas já com certa idade, até avançada, e continuam realizando, produzindo. A vontade de realizar é o maior combustível para tanta energia e dedicação.

Qual é o segredo da realização?
É a necessidade.

Quando assumimos um compromisso e temos que dar conta do recado... Aí sim... Sentimos a necessidade e temos que realizar.
A necessidade pode ser básica, como o pão de cada dia ou mesmo o salário para sustentar a família que agora depende de você.

O homem que não assume uma responsabilidade não enxerga a necessidade e não realiza, não produz nada.
Este homem é estático, congelante, paralisante.

E a vida?
Ela passa meu amigo!
A vida é a única que não fica parada.

Assuma uma responsabilidade. Trabalhe. Ponha a mão no arado e não olhe para trás. Você se sentirá recompensado ao ver o seu sonho realizado.
.
abilicusvidanova@ig.com.br


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FÉ E PERSEVERANÇA














FÉ E PERSEVERANÇA
Lucas 18.39

Pr. Abilio Carlos dos Santos


Este versículo refere-se ao clamor do cego Bartimeu, que vivia assentado à beira do caminho de Jericó, pedindo esmolas. Era uma pessoa limitada devido a sua deficiência física. Vivia triste, situação humilhante, pois esmolava à beira de uma estrada.

E nós? Muitas vezes estamos assim numa situação de limitação. Nossas forças e alternativas já se esgotaram e não conseguimos visualizar uma saída para a situação. E começamos a clamar e orar ao Senhor.
Oramos, oramos... E a resposta não chega. Parece que a nossa fé vai diminuindo. Muitos chegam a desistir.

Bartimeu clamava alto, as pessoas o repreendiam para que se calasse. Ele continuava a clamar. Grande exemplo de fé e perseverança. Ele não se importou com as “forças” contrárias e agiu com fé e pela fé, pedindo ao Senhor. E porque não desistiu, Jesus o ouviu e pediu que o trouxessem à Sua presença (v. 40). Então, Jesus lhe disse: recupera a tua vista; a tua fé te salvou (v.42).

A fé de Bartimeu o salvou daquela situação tão difícil. Não desistiu e alcançou a graça, a misericórdia do Senhor. Mesmo que as situações mostrem totalmente o contrário, não devemos nos intimidar nem desistir. Precisamos perseverar, insistir, persistir. “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” - Hb 11.1

Um dos segredos para alcançarmos a vitória é não desistirmos.

Uma coisa não podemos esquecer: Sempre haverá a “oposição”... Não nos importemos com ela. Descansemos no Senhor... Busquemos o Seu agir.


“Senhor, fortaleça nossa fé, pois sem fé é impossível agradar a Ti”

.
abilicusvidanova@ig.com.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

HOJE... É O DIA




.










.

HOJE... É O DIA
Pr. Abílio Carlos dos Santos

O ontem passou para sempre
O ontem já partiu
O sol do amanhã chegará
Aproveitemos o hoje

Vivamos um dia de cada vez
Hoje sou feliz
Serei agradável
Agirei com sensatez

O ontem é história
O Hoje é dádiva de Deus
O amanhã é mistério
O hoje é presente... De Deus

Hoje descanse seu coração no Senhor
Viva o hoje plenamente
Tenha um hoje cheio de alegrias
Hoje... Faça sua parte... E espera Nele

O Senhor sabe o que faz...

.
abilicusvidanova@ig.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2009

AS TEMPESTADES DA VIDA


.











.

AS TEMPESTADES DA VIDA – Mt 14.22-33
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Eis aqui uma tempestade... Os discípulos estavam no barco, estavam na direção de Deus, obedeceram ao Senhor Jesus, surgiu uma grande tempestade... Lutaram muito... No momento mais angustiante: cadê as esperanças? Cadê as forças? Neste momento eis que surge o Senhor Jesus para ajudá-los.

Duas coisas importantes acontecem aqui agora:
1 - O Senhor Jesus acalmando os discípulos.
2 – O Senhor Jesus socorrendo Pedro.

1 – O Senhor Jesus acalmado os discípulos

Os discípulos estavam apavorados. Dentro deles estava acontecendo uma tempestade maior do que lá fora. E na nossa vida? Não é mesmo, muitas vezes a tempestade em nossa vida e em nosso coração ainda é maior do que lá fora. É a dor da alma. É a dor no coração. Ajuda-nos, Senhor!

Jesus disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
Nesta hora o Senhor Jesus diz: Eu tenho o controle de tudo. Tenha calma! Tudo está em minhas mãos.

2 – O Senhor Jesus socorrendo Pedro

Aí está o Pedro entusiasmado. Pula do barco e começa a caminhar sobre as águas, mas, tendo medo começa a afundar. Que fraqueza! Será? Na verdade somos fracos... Jesus o toma pela mão e o socorre.

E você? Está sendo tragado pelas “águas tumultuosas” das tribulações? Jesus estende a mão e te socorre e é agora mesmo. Você crê? Tudo é possível àquele que crê – Mc 9.23. Se creres, verás a Glória de Deus – Jo 11.40.

Ele levantou Pedro... Ele levanta você.

Agora sim. Tudo resolvido. O Senhor trouxe bonança para a vida e para a alma. Ele tirou você do “mar feroz”.
“Subindo ambos para o barco, cessou o vento” – v. 32. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, como diz o salmista – Sl 30.5.

Que o Senhor Jesus abençoe grandemente seus propósitos e a sua vida.
.

01 set 2009
abilicusvidanova@ig.com.br