BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A ALMA NÃO MORRE


.















A ALMA NÃO MORRE
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Qual é o maior tesouro que possuímos? Sem dúvida alguma a nossa alma é o nosso maior tesouro. Nosso corpo morre. Um dia ele perecerá. E a nossa alma? Nossa alma não morre, ela é eterna.


Nosso corpo descerá à sepultura. E a nossa alma? Nossa alma tem dois destinos: O céu ou o inferno. Ela permanece eternamente para a vida ou para a condenação eterna.


Nossa alma é muito importante, tanto é que Jesus ao ensinar da importância da alma disse: "Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" – Mt 16.26. Se o homem ganhasse o mundo inteiro e perdesse a sua alma, de nada lhe adiantaria.


Aos cuidados da alma devemos dedicar toda a nossa atenção. O apostolo Paulo nos ensina que devemos vestir toda a armadura de Deus a fim de estarmos protegidos na presença do Senhor.
O homem tem a liberdade, o livre arbítrio. Só quem pode determinar onde ela passará toda a eternidade é a própria pessoa durante a sua vida.


O homem precisa fazer escolhas quanto à sua alma:
1 - Ganhar a vida (o mundo e seus prazeres, o pecado) e perder a alma.
2 – Perder a vida (o mundo...) e ganhar a vida eterna.


A alma é eterna e preciosa. É tão preciosa que o Senhor Jesus veio ao mundo para salvá-la. Essa escolha é individual e tem conseqüências para toda eternidade.


Eis o convite de Jesus: Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á – Mt 16.25
Qual sua escolha? Perder sua vida por amor a Jesus?



.

Um comentário:

Unknown disse...

De acordo com a Bíblia, a “alma” só existe enquanto o ser humano está vivo. Isso mesmo: “alma” não é uma entidade consciente que pode ser separada do corpo, mas o próprio corpo vivo. Para entendermos o conceito de “alma”, não deveríamos recorrer à filosofia grega[1], mas à origem de vida como foi descrita por Deus em Gênesis 2:7: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Perceba que Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida (que vem de Deus). Com Seu poder cria­dor, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Gênesis 2:7 não diz que o ser humano tem, mas que ele é uma alma. Homem vivo e alma vivente é a mesma coisa.

Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece a “alma” – a pessoa que era viva passa a se decompor.