BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O PENSAMENTO NEGATIVO E A FÉ


PENSAMENTO NEGATIVO E A FÉ
Pr. Abilio Carlos dos Santos

O pessimista ou desanimado olha para as situações e considera tudo como um mal. Não elogia as pessoas  e não dá o braço a torcer, mas gosta de criticar e achar defeitos em tudo.

I - CONTAMINAÇÃO

Deus prometeu ao seu povo a terra de Canaã e Moisés enviou doze espias para observar o lugar – Nm 13. Eles foram e ao voltarem trouxeram relatórios que foram apresentados diante de todo o povo. Dez espias apresentaram um relatório negativo e dois deles foram otimistas em seus relatos confirmando que criam na Palavra do Senhor. “Então naquela noite o povo gritou e chorou” – Nm 14:1. O povo foi contaminado por um pessimismo negativo e não consideraram o poder de Deus que os protegia em todo o tempo e o resultado foi um reboliço de desespero, gritos e choro.

1ª lição – Quem dá ouvidos ao pessimista acaba se contaminando.

II - MURMURAÇÃO

O Povo apresentou ingratidão e falta de fé, pois começaram a murmurar. A reclamação era geral. Não buscaram a direção de Deus através da oração, mas murmuraram contra a liderança: Moisés e Arão – Nm 14:2. A murmuração não é a solução, pelo contrário complica mais o problema.

2ª lição – A murmuração complica mais as coisas.

III – SENTIMENTO DE INFERIORIDADE

A Situação estava cada vez pior e o povo agora sentia fraqueza e falta de coragem para prosseguir. Viram o poder de Deus, ouviram as promessas de Deus e mesmo assim se achavam fracos – Nm 13:31-33. Não estavam dispostos a lutar e pararam diante do obstáculo que parecia um gigante diante deles.

3ª lição – O complexo de inferioridade bloqueia as bênçãos

CONCLUSÃO

Não vale a pena ser pessimista. O Senhor nos deu espírito de ousadia – II Tm 1:7. Otimistas e pessimistas viram as mesmas coisas, porém só os dois otimistas entraram na terra prometida. A fé prevaleceu. Foram fiéis ao Senhor e não se apostataram da fé – Nm 14:30-32.

A escolha é sua e você decide!

Nenhum comentário: