BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 17 de dezembro de 2011

O HOMEM PREGUIÇOSO














O HOMEM PREGUIÇOSO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Um homem preguiçoso faz somente o que se sente bem em fazer, o que é geralmente nada. Ele quer que tudo seja fácil. Como resultado, ele acaba vivendo uma vida infeliz e geralmente cheia de ciúme, inveja e ressentimento.

Ele é normalmente desatencioso, não planeja o futuro e falha em tomar conta das coisas. Cedo ou tarde, ele perde até o controle financeiro ao lidar com as despesas do lar.

“Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado” – Pv 24.33-34.

.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
















TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Queremos realizar uma porção de coisas. Somos apoiados e fortalecidos pelos irmãos através dessa Palavra – “Tudo posso naquele que me fortalece” – Fp 4.13.
Será que eu posso?

Eu quero, mas nem tudo que quero eu posso realizar.

Precisamos compreender a Palavra. Queremos realizar uma porção de coisas que são da vontade de Deus e algumas são para a edificação da Igreja e não temos condições. Deus promete nos dar tudo que precisamos. Não é isso que a Palavra diz e para que se compreenda é necessário ler os versículos antes e depois. Paulo está falando de sobrevivência e não de Obras ou realizações. Paulo fala o tempo todo que aprendeu a estar contente em todas as situações: diversas e adversas.

Paulo fala em abundância e escassez, fartura e fome, fala em pobreza e agradece os irmãos filipenses que ajudaram em suas necessidades. O Senhor deu força para enfrentar as dificuldades da vida. Paulo estava prisioneiro – Fp 1.13. Estava fortalecido pelo Senhor e dizia: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

A maior vitória na vida de Paulo não foi o que Deus fez por meio dele e sim o que Deus fez por dentro dele. Deus mudou seu coração habitando dentro dele.

Eu quero, mas nem tudo que quero eu posso realizar.

- Em Atos 28.7-9 encontramos Paulo que tinha o dom de curar curando todos os doentes naquela ilha.
- Em Mileto, Paulo queria curar somente uma pessoa, seu amigo Trófimo, mas não pôde – II Tm 4.20
- Paulo queria pregar o evangelho na Ásia, mas Deus não abriu a porta e teve que pregar em Macedônia onde Deus queria e permitiu abrindo a porta – At 16.6-10

Queremos realizar algo bom para as pessoas e até para Deus, e não conseguimos, por quê? Será que é a vontade de Deus naquele momento, naquela situação, naquele lugar ou com aquela pessoa?
Tudo posso naquele que me fortalece quando, como, aonde e com quem Deus quer... Compreende!

Podemos todas as coisas, mas dentro dos limites que Deus estabelece e permite.

“Tudo posso naquele que me fortalece” – Alguém pensa que agora tem “carta branca e poder” para realizar qualquer coisa que queira. Não é assim. Paulo recebeu do Senhor uma força interior para realizar a vontade de Cristo, e não a sua – II Co 12.9-10.

.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÕES

PREOCUPAÇÕES
Pr. Abilio Carlos dos Santos


Algumas pessoas ampliam o círculo da preocupação para suas famílias, amigos e igrejas. São muito semelhantes aos dez espias, de Números 13:26-33, que espalharam seu temor e dúvidas a todos os outros.

Mas aqueles que confiam apenas em Deus podem colocar-se ao lado de Josué e Calebe, os únicos do grupo de 12 aos quais Deus permitiu entrar na Terra Prometida.

Não deixe que as preocupações o impeçam de chegar ao que Deus talvez esteja tentando lhe ensinar. Ele convida você a trazer os pensamentos de ansiedade diretamente a ele.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” – Fp 4.6

Pense nisso e durma em paz... Um abraço do Pr. Abilio... Shalon!
.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A CRÍTICA IMPEDE A CAMINHADA

Como absorver criticas positivamente

 CRÍTICA IMPEDE A CAMINHADA
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Números 12.1-16

Alguns episódios do Antigo Testamento trazem ensinamentos preciosos para o nosso tempo. A caminhada de Israel da terra do Egito até a terra prometida é uma ilustração da vida cristã. Há uma caminhada desde a nossa libertação do mundo até chegarmos ao céu.

EPISÓDIO ARÃO E MIRIÃ

Vamos destacar esse episódio envolvendo Arão e Miriã, irmãos de Moisés, líderes de Israel naquele momento.
Eles questionaram a liderança de Moisés... Estavam ressentidos.
Por quê? Porque ele tomara para si uma mulher etíope.
Discordaram e falaram contra Moisés.
Deus não aprovou isso e os repreendeu.

Arão se arrependeu.
Miriã foi disciplinada, ficando leprosa.
Teve que ficar fora do acampamento dos filhos de Israel, pois um leproso não poderia ficar entre os sadios no arraial. Ali, solitária, segregada, ela ficou retida fora do arraial por sete dias.

Moisés orou por ela e Deus a curou e ela foi recolhida.
E só então o povo pôde sair de Hazerote e continuar sua caminhada, indo acampar-se no deserto de Parã.

A crítica pode nos deter no caminho.

A CONTESTAÇÃO AOS LÍDERES

Quem são os líderes?
Os pais, os professores, os pastores, os líderes de descendência, ou qualquer outra autoridade da cidade ou do país.

1 - Uma coisa é não concordar e continuar honrando os líderes, apoiando-os e compartilhando com eles o trabalho comum, sabendo que seus líderes foram instituídos por Deus.

2 - Outra coisa bem diferente é a crítica, a contestação, o confronto e o enfrentamento.

A Bíblia fala de alguns que seguiram por esse caminho, tais como Coré, Datã e Abirão. Arão e Miriã também seguiram por esse caminho e despertaram a ira de Deus.
Ela ficou leprosa e teve que ficar isolada por sete dias.
E isso atrasou a caminhada do povo de Israel.

Quanto impedimento em certas vidas... Em famílias... Em empresas....
.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

QUANDO A PERDA TORNA-SE LUCRO















QUANDO A PERDA TORNA-SE LUCRO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – Rm 8.28

No meio da dor o choro é grande.
Por vezes faltam palavras de conforto e consolo nesses momentos de grande tristeza.
A Bíblia nos apresenta várias pessoas que lucraram com as perdas.

1 - Através da perda do filho Abel, os pais Adão e Eva lucraram com a herança do Senhor: o nascimento de Sete e daí voltou-se a invocar o nome do Senhor – Gn 4.25-26

2 – José do Egito longe do lar tornou-se escravo. Lutou, perseverou e venceu com a ajuda do Senhor. A perda tornou-se lucro: Foi exaltado pelo Senhor tornando-se governador do Egito e reconciliando com sua família – Gn cp. 37 ao 50.

3 – Lembra-se do grande líder Moisés?
Quando ainda bebê perdeu o aconchego de sua mãe Joquebede e foi viver no Palácio do Egito com uma mãe postiça. Já adulto perdeu a mordomia da vida real e foi viver no deserto aprendendo com Deus a ser um líder. A perda tornou-se lucro: Moisés deixou a escravidão do Egito e ganhou a liberdade conduzindo a povo de Deus em direção a Terra Prometida – Êxodo até Deuteronômio.

4 – O povo de Deus indo em direção a Terra Prometida perdeu o grande líder Moisés, mas a perda tornou-se lucro: Deus levantou Josué na liderança e a caminhada não parou – Josué.

5 – O rei Davi pecou e perdeu seu filho com Bate-Seba, mas a perda tornou-se lucro porque Deus o perdoou e ainda o presenteou com o menino Salomão que se tornou rei em Israel – II Sm 12.15-24

Aqui estão esses cinco exemplos, mas a Bíblia nos apresenta outros tantos. A Palavra de Deus nos dá força e graça para lucrarmos nos momentos de perdas. Na verdade os servos de Deus nunca perdem, só ganham.

A “maior perda” tornou-se “melhor perda”: Foi quando o Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário. Mas a perda tornou-se lucro: O Senhor Jesus ressuscitou vencendo a morte e nos deu a salvação que nos é oferecida gratuitamente... Basta tão somente que O recebamos em nossas vidas.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

“ÁGUA BENTA” POLUÍDA






“ÁGUA BENTA” POLUÍDA

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Em minhas pesquisas deparei com essa noticia do “Jornal da Tarde” – 02 fev 2010 – Índice Mundo...

Ortodoxos bebem água benta poluída

“A cidade de Irkutsk, na Sibéria (Rússia), é palco de um incidente curioso. Um grupo de 360 pessoas sofreu intoxicação por terem bebido água benta poluída, segundo o Serviço Federal de Proteção ao Consumidor da Rússia. A água foi retirada de um lago”.

“Quem beber dessa água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será uma fonte a jorrar para a vida eterna” João 4.13 -14

Muitas vezes o homem foge da realidade por causa da religiosidade.
A emoção leva o homem as aberrações.
O homem quer saciar sua sede de Deus e busca muitas fontes duvidosas.
O vazio do coração só pode ser preenchido pela presença de Deus. As fontes e propostas humanas não podem satisfazer a sede espiritual da alma.

Um grupo de 360 pessoas na Rússia foi contaminado com água poluída. Celebrava o batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão. Acreditavam que ao ingerirem a “água benta” seriam curados e fortificados na fé. A água foi retirada de um lago poluído e abençoada por um padre. A festa religiosa acabou no hospital. 360 pessoas intoxicadas. Ninguém morreu. No Brasil há comunidades religiosas que vendem água “abençoada”. É a banalização da fé.

Para que não venhamos a beber “água benta poluída”, e nem adorar divindades estranhas, vamos direto a fonte. A fonte é o Senhor Jesus. Jesus é o caminho. Jesus é a verdade de Deus que liberta. A religiosidade não sacia a sede de Deus. Não precisamos de intermediários para nos aproximar de Deus.

Nossa alma tem sede de Deus e só devemos saciar essa sede em Jesus. Pois Ele é a fonte. Quem bebe a “água da religiosidade” sempre terá sede. Jesus disse à mulher samaritana: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”- Jo 4.14

O mundo precisa de mais Cristo e menos religiosidade.

abilicusvidanova@ig.com.br
.

É IMPOSSÍVEL COMER SÓ UM










.
É IMPOSSÍVEL COMER SÓ UM
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Tiramos grandes lições em pequenas coisas.

Na hora da refeição a mesa está colocada.
Não gosto de jiló, Não gosto de quiabo...
Alguém diz: Como você pode dizer que não gosta disso ou aquilo, se ainda não provou?
As pessoas têm esse defeito desde criança. Rejeitam as coisas sem prová-las.
Muitos negam a Deus, mas nunca provaram.
A fé é legitimada pelo experimentar.

Quando provamos “aquela” pamonha... Gostamos... E sempre queremos mais.
Quando provamos “aquele” pastel... Gostamos... E sempre queremos mais.
Muitas pessoas dizem que não acreditam em Deus e estão desperdiçando algo muito bom que é Deus. Há também aqueles que até freqüentam as Igrejas, mas ainda não conhecem o poder de Deus por falta de provar.

Só quem anda com Deus é que pode dizer como Ele é bom!

Veja um texto sagrado onde Deus desafia Seu povo:

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos” – Ml 3.10-12

Davi tinha certeza de quem provasse o poder de Deus em sua vida gostaria e passaria a amá-lo eternamente.

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” - Sl 34.8

Ao provar da bondade de Deus você experimentará uma transformação radical e jamais será o mesmo... “É impossível comer só um”.

Aqui está o desafio: Prove e veja o quanto Deus é bom.


.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?




















QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Nós agradecemos a Deus por tudo o que temos e somos.
Ao mesmo tempo somos desafiados e nos sentimos incomodados por ver tantas pessoas sofrendo e Deus quer e pode ajudá-las.
Deus que ajudar os que sofrem. As pessoas enfrentam problemas familiares, desemprego, falta de moradia, dívidas, etc.

A quem recorrer?
Em quem buscar ajuda?
O Salmista atravessava por uma série de problemas e dificuldades. Estava cercado pelos inimigos e corria perigo de perder a vida.

O Salmista elevou os olhos para os montes e buscou socorro, livramento, proteção e salvação no Deus que fez os céus e a terra – Sl 121. 1-2

I – DEUS SOCORRE

Deus resolve todos os problemas.
Devemos confiar todos nossos problemas ao Senhor.
Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia – Sl 46.1. O Senhor é a fonte de ajuda para o necessitado e desamparado.

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará – Sl 37.5

II – DEUS LIVRA

O Salmista por inspiração divina compara o Senhor a uma sentinela que está sempre alerta. Ele não dorme, não cochila e nem tira férias. Deus está sempre alerta e atento para atender todos aqueles que “elevam seus olhos para os montes”. Quem busca ao Senhor nunca fica decepcionado.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” – Is 55.6

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” – Jr 29.13

Basta somente um olhar de nossa parte e eis aí a presença do Senhor a nos ajudar, nos livrar, firmar os nossos pés sobre a rocha e colocar em nossa boca um cântico de vitória – Sl 40.1-2

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” – Is 45.22

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” – Mt 11.28

Só o Senhor Jesus é quem pode guardar, livrar e salvar a nossa vida e a nossa alma desde agora e para sempre.

“O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre” – Sl 121.8


.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TENTE DE NOVO... ATÉ VENCER!



















TENTE DE NOVO... ATÉ VENCER!
Pr. Abilio Carlos dos Santos

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” – I Co 9.24

Qual o segredo da conquista?

Disciplina, dedicação e muita garra. Dar tudo pela vitória e não ter medo de perder.

Você já viu um preguiçoso, indeciso, medroso, conquistar alguma coisa na vida?

Todo atleta é dedicado a um rígido treinamento e isso requer disciplina e dedicação para conquistar a vitória.
Todas as pessoas querem vitória na vida, grandes conquistas, mas nem todas são dedicadas e disciplinadas que são itens principais para alcançar o sucesso.

A Bíblia nos afirma que somos mais do que vencedores por meio de Cristo Jesus.
Apesar de a Bíblia nos dar esta certeza o sentimento de derrota e fracasso tem permeado a mente de muitos homens e mulheres de Deus.
Muitas pessoas desistem dos seus sonhos, dos seus alvos na vida, pelo simples medo de fracassar. Não sabem que o maior fracasso está em não lutar.

Não podemos ter medo das críticas, das opiniões contrárias, etc.
São muitas pessoas que deixam de galgar os degraus do sucesso por medo de fracassar e desistem de seus sonhos diante das dificuldades... São os indecisos... Jamais vencerão!

Você deseja vencer na vida?
Não tenha medo de lutar. Diante do fracasso continue lutando, tente de novo até vencer... Até vencer!

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GRANDE SABEDORIA

GRANDE SABEDORIA
Pr. Abilio Carlos dos Santos


Silenciar... Observar... E esperar...
Eis aí a grande sabedoria para não se tirar conclusões precipitadas das coisas...

Pense nisso e tenha um bom dia!
.
abilicusvidanova@ig.com.br
,

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COMO VENCER O INIMIGO

COMO VENCER O INIMIGO

Pr. Abilio Carlos dos Santos

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. O meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte” – Sl 42.5-6

No momento da dificuldade começamos a lembrar de coisas ruins e começamos a ficar desanimados. O inimigo aproveitando o momento do desânimo que estamos enfraquecidos nos acusa e aponta falhas em nossa vida.

Devemos orar e buscar ao Senhor que nos fortalecerá. Nesta hora devemos louvar a Deus. O louvor faz com que o inimigo bata em retirada.

Lembre-se de que você é nova criatura e as coisas velhas já passaram.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” – II Co 5.17

Quando o rei Saul era atingido por um espírito maligno, ele tomava uma atitude: chamava Davi para tocar sua harpa e, com isso, afugentava o espírito maligno que o perturbava.

“E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele” – I Sm 16.23

Paulo e Silas estavam presos no cárcere e com os pés amarrados no tronco - na cidade de Filipos. Eles oraram e louvaram a Deus com hinos e a bênção chegou.

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos” – At 16.25-26

Nos momentos de lutas e tribulações quando seu espírito começar a se abater tome uma atitude. Busque ao Senhor através da oração e comece a cantar louvores a Deus e com certeza o inimigo será derrotado.

Quem adora a Deus com cânticos espirituais jamais será derrotado.
.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

domingo, 30 de outubro de 2011

CALMA... NÃO SEJA PRECIPITADO


















CALMA... NÃO SEJA PRECIPITADO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

A maioria das pessoas age sem pensar. Há momentos em que falamos sem pensar.
Isso não é de Deus.
Depois vem o lamento: “Porque fiz aquilo?” ou “Porque não fiquei de boca fechada?”.
Agir sem refletir... Depois vêm as conseqüências.

MOISÉS

Moisés passou por grandes apertos: Êx 2.11-12

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia” – Êx 2.11-12

PEDRO E MALCO

Entrou na briga e se complicou: Mt 26.52-54

“Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?” – Mt 26.52-54

Muitas pessoas atravessam períodos de apertos financeiros por tomarem decisões precipitadas e realizarem maus negócios.
E o que dizer dos problemas familiares. Desarmonia, separação, divisão, inimizade e tudo isso por causa de uma palavra dita sem pensar ou uma decisão tomada precipitadamente.

Lembra de Moisés diante da rocha em Cades? – Nm 20.6-11

Calma... Não tome nenhuma decisão precipitada.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sábado, 22 de outubro de 2011

A VONTADE DE DEUS PREVALECE




















A VONTADE DE DEUS PREVALECE
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Deus prometeu um filho a Abraão, porém Abraão não esperou em Deus por seu filho; ele se uniu a uma concubina e gerou dela um filho - Ismael. ... Por que Abraão agiu assim?

> Não estava “circuncidado” e confiava em Deus e na carne (a carne é o ego)... Tinha ainda força e queria resolver do seu jeito.
> Vj Rm 8.1... Ismael era filho da carne.
> A carne peca, mas a carne também quer agradar a Deus.
Deus não aceita obra da carne. Deus quer Isaque e não Ismael.> Por quê?

Para andar no Espírito precisa estar “circuncidado”
>Cl 2.11 e Fp 3.3

Depois que ele gerou Ismael, houve um período de treze anos no qual Deus não falou com ele (Gn 16:16;17:1). Embora tivesse gerado um filho, ele perdeu treze anos. Essa é a experiência de muitos cristãos. Sempre que agimos de acordo com a carne, Deus nos coloca de lado e nos permite comer o fruto de nossa carne. Aos olhos de Deus tal período é uma perda total.

Depois que Abraão gerou Ismael, durante o longo período de treze anos, não houve paz na sua família.

Contudo, a Bíblia não nos mostra que Abraão tenha tido qualquer arrependimento. Pelo contrário, ele valorizava muito Ismael. Podemos ver isso em suas palavras ao Senhor: "Oxalá viva Ismael diante de Ti" (Gn17.18)

... Abraão não riu de Deus, riu de si mesmo... E por quê? – Gn 17.15-17

> Primeiramente, Abraão confiava na carne e em Deus (treze anos atrás) -. E agora? Cadê a carne?... Não tinha mais forças... Só Deus mesmo em sua vida... (Na verdade, Deus seria o “pai” de Isaque)... E riu.

Embora Abraão tenha retrocedido por treze anos e embora Deus não tenha falado com ele por todo esse tempo, Ele estava trabalhando todo o tempo. Deus não desiste daqueles que Ele escolheu.

Apesar de Abraão ter fracassado, Deus ainda veio e procurou por ele. Temos de perceber que nenhuma busca carnal, esforço, aflição ou inquietação nos levará adiante.

Devemos aprender a nos entregar nas mãos do Todo-Poderoso. Ele nos conduzirá como achar conveniente.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O MUNDO NOS ODEIA











.

O MUNDO NOS ODEIA

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Ao aceitarmos o Senhor Jesus como Salvador fomos reconciliados com Deus – Cl 1.21-22 - Deixamos de ser inimigos de Deus. Agora somos amigos de Deus e estamos salvos. O salvo é inimigo do mundo. O mundo nos odeia.

“Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” Jo 15.19

Se alguém, mesmo freqüentando uma Igreja Evangélica, ainda ama o mundo o amor do Pai não está nele. O mundo está em contraste com o Pai. O mundo bate de frente com Deus. Não temos condições de amar o mundo e amar a Deus. Ou amamos a Deus e odiamos o mundo ou amamos o mundo e odiamos a Deus. Amar os dois ao mesmo tempo não é possível.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” – I Jo 2.15

“... O mundo nos odeia” – Jo 15.19. Não pertencemos mais ao mundo. Fomos arrancados do mundo “pela raiz” – Desarraigados – Quem quiser ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus – Tg 4.4.

Amar o mundo é impossível para quem ama a Deus.

.
.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VIVER COMO OS LIRIOS



VIVER COMO OS LIRIOS
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Havia esterco no jardim.

Ali nascem os lírios e crescem. São flores puras e perfumadas. Extraem do adubo tudo o que lhes é útil e saudável e não permitem que o azedume da terra lhes prejudiquem.

Não sinta ódio das pessoas mentirosas e nem sofra com as caluniadoras... Não se aborreça. Viva como os lírios do jardim.

Os defeitos são deles e não seus. Rejeite todo o Mal que vem de fora... Isso é viver como os lírios.
.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SEJAMOS HUMILDES




SEJAMOS HUMILDES
Pr. Abilio Carlos dos Santos

“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba” – Dn 4.37

Este quarto capítulo do Livro de Daniel foi escrito por Nabucodonosor.

O rei Nabucodonosor teve umm sonho onde via uma árvore de grande altura no meio da terra. Crescia e era forte. Era vista por toda a terra. Nos seus ramos abrigavam-se aves e animais do campo. Um anjo deu ordem e a árvore foi derrubada. Seus troncos e raízes foram atados com cadeias de bronze, molhados com o orvalho do céu e sua porção foi com os animais da terra. Seu coração humano seria mudado em coração de animal, até que se passassem sete tempos.

Daniel ouviu o sonho do rei e este o pediu que lhe desse a interpretação.
Daniel deu ao rei a interpretação que foi cumprida literalmente.
A árvore simbolizava o rei. Seu orgulho seria analisado por Deus. Ele conheceria o poder e a majestade do Deus vivo e verdadeiro.

Por sete anos, Nabucodonosor, agiu como animal. Seu corpo desnudo, com pelos e unhas enormes era banhado pelo orvalho. Comia erva com os bois. Passados os sete anos voltou-lhe o entendimento e o rei deu glória a Deus.

“Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração” – Dn 4.34

O rei Nabucodonosor que conquistara o grande império da Babilônia e que construiu a mais bela cidade da antiguidade reconheceu através da dor, que nada somos sem o Senhor.
O rei Nabucodonosor glorificou ao Senhor e reconheceu que o orgulho é tolice.
Jamais se deve ignorar o poder de Deus.

Tenhamos os pés no chão, sejamos humildes.
.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

sábado, 24 de setembro de 2011

PACIÊNCIA IRMÃO!



















PACIÊNCIA IRMÃO!
Pr. Abilio Carlos dos Santos

“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como” – Mc 4.26-27

“Espera pelo Senhor; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (27:14).

O foco da parábola não está no semeador ou no campo mas sobre o disciplinado processo pelo qual uma semente (grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por um poder residente em si mesma.

Há duas movimentadas estações no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher. No meio estão os meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para obrar suas maravilhas. Entrementes, o agricultor vai fazer outras tarefas, ocupado no ciclo usual de trabalhar e dormir.

Fique tranquilo e aguarde porque agora o trabalho é da semente e não do semeador.
Há tempos quando a única coisa sensata a fazer é esperar e confiar.

“A excelência do poder seja de Deus e não de nós” – II Co 4.7
A Deus seja a glória! Conforme Deus uma vez lembrou a Moisés, não importa muito quem somos; importa lembrar quem é ele - Êx 3:10-14.

Por esta razão não faz nenhuma diferença se a semente do evangelho é plantada por algum doutor em agricultura espiritual ou por algum santo recém-convertido, a semente germinará e crescerá por si mesma!

Como o apóstolo Paulo uma vez observou a alguns cristãos impressionados com pregadores e suas habilidades: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:5-6).

Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse:

Essa poderosa palavra eterna ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

O GRANDE BANQUETE



O GRANDE BANQUETE

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Jesus contou uma parábola de um grande banquete - Lucas 14.15-24

Planejamos uma festa de aniversário. Enviamos os convites.
Nem todos comparecem. Muitos justificam a ausência e não comparecem.

Muitas pessoas fizeram pouco caso do convite de Jesus.
Junto de Jesus é o melhor lugar para estarmos – Lc 14.15

O CONVITE

Quem faz o convite é o Senhor Jesus para o grande banquete.
O anfitrião é o próprio Deus.
Os convidados é o povo escolhido de Deus. Primeiramente foram convidados os judeus, mas rejeitaram. O anfitrião enviou o seu servo para convidar novas pessoas e encher sua casa.
Os primeiros convidados, os judeus, rejeitaram o convite e desprezaram a Grande Ceia do Senhor. – Desprezaram o Senhor Jesus e rejeitaram a Graça e a Paz do Senhor.

Muitas pessoas preferem colocar os bens materiais em primeiro lugar em suas vidas em vez de seguir o Senhor Jesus.

AS DESCULPAS

Um comprou um campo e precisava vê-lo – O outro comprou cinco juntas de bois e precisava experimentá-los... Tudo isso não é verdade. Ninguém compraria um campo sem vê-lo ou bois sem experimentá-los.
Desculpas esfarrapadas. Colocaram o material, o social e o pessoal acima do compromisso espiritual.
O Senhor mandou que trouxessem para a festa os desfavorecidos e os perdidos – Lc 19.10 - Quem são eles? São os coletores de impostos, as prostitutas, os pobres, os aleijados, os coxos... Para o grande banquete.

Muitas pessoas rejeitam o convite, mas a festa continua e Jesus prossegue a convidar todo mundo.

Não apresentemos justificativas “esfarrapadas”, desculpas ou mentiras, como o fato de dizer: “não tenho tempo, tenho compromisso”; “não posso ir porque é meu dia de folga”; “não posso ir porque farei um churrasco, uma festa”.
Se inventarmos desculpas e justificativas para não irmos, então não entendemos a importância do convite nem a Palavra do Senhor.

Participemos todos juntos deste grande banquete.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ABAIXO A MENTIRA












ABAIXO A MENTIRA

Pr. Abílio Carlos dos Santos

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros – Ef 4.25

Para vivermos uma vida nova precisamos de disciplina, de ordem em nossa vida, isso implica em obedecer as regras.

Sem regras a vida fica desordenada. Há muitas pessoas com a vida totalmente desordenada. Não sentimos bem vivendo com uma pessoa assim.
Não conseguimos sucesso no meio da bagunça. O serviço não rende e nada dá certo.

É hora de botar a casa em ordem... Reparar o altar... Mudar de vida!

Com disciplina haverá progresso no trabalho. Só é possível alcançar os objetivos e metas com disciplina e cumprimento de regras.
Uma coisa importante na vida de uma pessoa é agir sempre com a verdade.
É preciso romper com a mentira. Tem gente que vive no “mundo da mentira”.
Deus não está presente onde há mentira.

Há lares onde a mentira predomina.

Adulação, sorriso e aquele olhar inocente... Tudo isso para manter uma boa atmosfera e um ambiente mais favorável... Cônjuges e familiares são enganados e dominados pela mentira. Ninguém fala nada. É a lei do silêncio.

Satanás é o pai da mentira.

A Bíblia fala dos mentirosos:
“Eles mudaram a verdade de Deus em mentira” – Rm 1.25
A mentira causa sofrimentos e lágrimas e é a culpada pela queda do homem.

Os mentirosos não entrarão no Reino de Deus.

“E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” – Ap 21.27
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” – Ap 22.15

Ao mentir o homem afasta-se de Deus.
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – Jo 8.32

Seja feliz e viva na luz... Abaixo a mentira.


.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sábado, 10 de setembro de 2011

NASCER DE NOVO

















NASCER DE NOVO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Alguém disse: Todas as religiões são boas e o importante é crer em alguma coisa e ter uma religião... Isso é verdade? Não é verdade.
Você pode até seguir uma religião com toda fidelidade... Isso não resolve no que diz respeito à salvação e a vida eterna.

O Senhor Jesus disse que é necessário o novo nascimento.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” – Jo 3.3

A Bíblia nos apresenta o apóstolo Paulo, antes Saulo de Tarso, religioso, zeloso, sincero e perseguidor dos cristãos. Tinha todos esses atributos, mas para ser salvo, ter a garantia de vida eterna, precisava nascer de novo, ter um encontro com o Senhor Jesus.

Saulo de Tarso nasceu de novo:

“E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” – At 9.16-18

Os profetas de Baal chegavam até mesmo cortar-se com facas e lancetas, derramavam seu próprio sangue em prol de seus deuses – I Rs 18.28 - Nada disso garantia salvação e vida eterna com Cristo.

 
Os idólatras com toda sinceridade adoram as imagens de pau e pedra... Toda essa adoração não garante salvação.

Os muçulmanos cinco vezes por dia ajoelhados e onde estiverem fazem suas rezas a Alá... São fiéis, é verdade, mas salvação e vida eterna na presença do Senhor só Jesus Cristo garante.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” – Atos 4.12

E os evangélicos de carteirinha?

Profetizam, expulsam demônios, fazem sinais e maravilhas, curas, libertação e até falam em línguas estranhas... Acreditam que vão morar no céu e estão com suas vidas financeiras cada vez “mais gordas”... Vão morar no céu? Tem certeza de salvação e vida eterna com Cristo?

O evangélico que não nasceu de novo também não tem salvação.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” – Mt 7.21-23

Na verdade, na verdade te digo que aquela que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus – Jo 3.3
.
.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O CORAÇÃO VENCE O MAL















O CORAÇÃO VENCE O MAL

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Lucas 6.43-45

É a lei da vida.
É impossível uma árvore boa dar frutos ruins ou uma árvore ruim dar bons frutos. Uma coisa está ligada com a outra.

Um coração cheio do Espírito Santo com certeza vai produzir bons frutos, enquanto que o coração cheio de coisas ruins irá produzir frutos ruins.
Uma pessoa fala daquilo que o coração está cheio. Imagine uma pessoa inquieta, preocupada, impaciente o que irá falar?

Conhecemos o pensamento e os valores de uma pessoa quando ela se pronuncia a respeito de determinado assunto.
É falando que a pessoa se revela. O espírito de uma pessoa torna-se conhecido por suas palavras.

Quem está em comunhão com Deus é uma pessoa cheia de paz, com muita fé e esperança e diante dos desafios apresentados pela vida não é afetada. A sabedoria da natureza nos ensina muitas coisas, veja a cana-de-açúcar, que, mesmo sendo esmagada, produz sempre um caldo adocicado e saboroso.

O Senhor Jesus ensina que é preciso ter um coração bom para sair coisas boas dele... É a árvore boa produzindo bons frutos. Com a ajuda do Espírito Santo chega-se lá. É como encher uma jarra com uma goteira... Passo a passo ela transborda. Não deixemos de fazer o bem e praticar a bondade... Passo a passo nosso coração transborda da graça de Deus.

O mal será derrotado pelo coração.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O RIACHO SECOU... E AGORA?














O RIACHO SECOU... E AGORA?
Pr. Abílio Carlos dos Santos

Texto: I Reis cap.17

Há pessoas com riachos secos.
Pensou em ganhar muito dinheiro, sonhos fantásticos, casas lindas, viagens, família esnobando...
Fizeram planos. Tudo caiu. Nada se realizou.
As expectativas caíram com as emoções.
Só restou o pesar, a desolação e a tristeza no coração.

E agora?

O texto afirma que o riacho só ficava cheio quando havia chuva.
O rei Acabe negligenciou a Mensagem de Deus que Elias anunciou.
A situação ficou difícil.

Deus move as pessoas e até animais para ajudar seus servos.
O profeta estava sendo perseguido por Acabe e tinha que se esconder. Chuva não havia sobre a terra. Tudo seco. Deus usa os corvos para alimentar seu servo profeta Elias.

- O corvo levava alimento para Elias pela manhã e pela noite. Servimos um Deus de previdência e reposição.
- Para quem serve a Deus fielmente jamais a escassez será total. Ele sempre ajuda.

A partir do versículo oito Elias obedece a Deus e visita uma viúva para abençoá-la e ser abençoado.
Em plena seca Elias é usado por Deus para abençoar a viúva.
No tempo de “vacas magras” Deus também nos abençoa e nos usa para ajudarmos outras vidas.

Elias e aquela família foram abençoados naquele lugar.
A Bíblia diz que o azeite da botija e a farinha da panela não faltaram.

Em plena crise o riacho que estiver seco, Deus o fará transbordar.

.
.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VENHA A JESUS




VENHA A JESUS

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Mt 11.28

A vida nos apresenta mil dificuldades. Somos servos de Deus, mas não estamos isentos dessa problemática. Muitos problemas surgem e não fomos nós quem os criamos.
Porque acontecem? Como superá-los?
A única resposta real é encontrada na pessoa de Jesus Cristo que nos convida para vir a Ele.

O CONVITE DE JESUS

Ele conhece nosso problema porque foi tentado e sofreu todos os percalços. Ele pode sentir nossas fraquezas. Por que ficar sozinho? Aceitemos o convite de Jesus: “Vinde a mim”.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” – Hb 4.15

JESUS CONVIDA TODAS AS PESSOAS

Somos salvos em Cristo Jesus, mas atravessamos lutas e muitas vezes estamos perdendo e tomando prejuízos. Entreguemos tudo isso nas mãos do Senhor Jesus que promete nos dar vitória. Muitas vezes alguém está sofrendo e necessita de um perdão porque está sufocado debaixo da culpa do pecado. Venha para Jesus.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” – Rm 8.37

CONVITE COM PROMESSA

Descanso em Sua presença.
Descanso em Seus braços na hora da tempestade.
Perdão dos pecados.
Segurança em Seus braços no rugir do inimigo.
Alivio diante da carga pesada difícil de suportar.
Ele faz o jugo suave.
Ele nos ensina e nos direciona.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” – Mt 11.28-30
.
abilicusvidanova@ig.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

E O AMANHÃ?

















E O AMANHÃ?

Pr. Abilio Carlos dos Santos

O que acontecerá amanhã? - Tg 4.14

Ontem passamos lutas, fizemos e decidimos várias coisas. O amanhã é incerto. Mas, nem o ontem e nem o amanhã podem roubar nossas alegrias no dia de hoje.
O amanhã pertence a Deus. Estamos nas mãos do Senhor e Ele nos dá paz, proteção e provisão e assim aprendemos a viver pela fé. Viver pela fé é ter uma vida em constante contato com Jesus através do Espírito Santo.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo” – Mt 6.33-34

COMO SERÁ O AMANHÃ DO MUNDO?

Todos perguntam: Será que ainda pode ficar pior?
O futuro do mundo já foi providenciado por Deus através do “arco de salvação” para todos que crerem e confiarem o amanhã em Suas mãos – Jo 3.16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – Jo 3.16

COMO SERÁ O AMANHÃ DA IGREJA?

Como está a Igreja? E futuramente a Igreja deixará de existir?
A única organização certa na terra é a Igreja. Ela jamais deixará de existir – Mt 16.18 – Após o arrebatamento A Igreja estará para sempre com o Senhor – I Ts 4.17

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mt 16.18

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” – I Ts 4. 16-17

COMO SERÁ MEU FUTURO?

A minha alma está salva através de Cristo Jesus e tenho certeza da vida eterna com o Senhor Jesus.

“Quem crê nele não é condenado” – Jo 3.18

“Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” – I Jo 5.13

E O MEU HOJE?

E no momento presente, o Senhor está trabalhando a meu favor e tudo concorre para o bem em minha vida.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – Rm 8.28

A Igreja Triunfante marcha confiante olhando para Jesus que é nosso futuro.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

domingo, 21 de agosto de 2011

ÊTA CAMINHO DIFICIL
















ÊTA CAMINHO DIFICIL
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Mt 7.13-14

O Senhor Jesus nos apresenta dois caminhos ou dois tipos de pessoas.
O caminho da comodidade que favorece o ego e o caminho da verdade que conduz a segurança eterna.

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal” – Dt 30.15

CAMINHO LARGO

Este é o caminho da porta larga – da comodidade - onde prevalece um modo de viver descuidado e pecaminoso.
Andam por esse caminho as pessoas vingativas, avarentas e egoístas.
Aqui também estão aqueles que buscam enriquecer-se ilicitamente enganando o próximo.
Este caminho tem uma aparência florida.
O caminho largo conduz a destruição e ao desperdício, onde se perde tudo que é valioso para a existência.

“Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós” – Mt 7.12

CAMINHO APERTADO

Este é o caminho da porta estreita.
Só caminha uma pessoa de cada vez. Não é fácil. Há dificuldades.
É necessário vencer todas as inclinações carnais e naturais.
Exige-se neste caminho obediência rigorosa.
O nome desse caminho é Jesus.

“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos pro curarão entrar, e não poderão” – Lc 13.24

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – Jo 14.6

CONCLUSÃO

Deus dá liberdade para a escolha, mas lembre-se que a vida é moldada pela escolha que fizermos.
Não é destino que determina nosso futuro e sim a nossa escolha.

.
.

sábado, 20 de agosto de 2011

A VINDA DE JESUS















A VINDA DE JESUS

Pr. Abilio Carlos dos Santos

“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” – Mt 24. 37-44

Não sabemos o dia e nem a hora da vinda de Jesus para arrebatar a sua Igreja.
Sabemos que sua vinda é certa.
O Senhor Jesus deixou algumas dicas do dia de sua vinda.
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem”.

DEIXARAM DE ANDAR COM DEUS

Houve um abandono das coisas de Deus por parte das pessoas.
Deixaram de consultar a Palavra e não andavam mais no caminho de Deus.
O inimigo tomou conta totalmente da vida daquelas pessoas.
Nos dias de hoje está acontecendo igualzinho – II Tm 3.1-5
A todo instante deparamos com o pecado e a maldade diante de nós.

“E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração” – Gn 6.5-6

O PREGADOR NOÉ

Durante anos Noé pregou a Palavra de Deus e apontou os pecados do povo que haviam chegado ao limite e que Deus estava para enviar um juízo através do dilúvio. Todas as pessoas deveriam arrependerem-se e abandonarem os seus maus caminhos antes da chegada do juízo.

POVO DESINTERESSADO

Houve um desinteresse e uma rejeição por parte do povo pela pregação de Noé.
Deram as costas e rejeitaram à salvação oferecida pelo Senhor.
A vontade de Deus é que todos se salvem e que ninguém pereça, entretanto aqueles homens desprezaram e também as pessoas nos dias de hoje desprezam a Mensagem de Deus.

NOÉ E SUA FAMILIA

Noé e sua familia deram ouvidos ao alerta de Deus em meio a todo caos espiritual e moral presente naqueles dias e foram salvos entrando na Arca – Gn 7.5-7

“E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara. E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio” – Gn 7.5-7

A Graça de Deus estava presente.
Nos dias de hoje tudo acontece igualmente aos dias de Noé, mas a Igreja tem se separado do mal, andando com Deus e obedecendo a Sua Palavra e consequentemente desta maneira aguardando a vinda do Senhor.

Pense nisso e fique preparado aguardando a vinda de Jesus para arrebatar a Sua Igreja.
.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESCOLHIDO POR DEUS














ESCOLHIDO POR DEUS
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Isaias 41.9-10

“Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” – Is 41.9-10.

O Senhor nos tirou de uma terra distante.
Ele nos chamou e nos tirou de uma vida mundana, do meio da perdição, dos vícios, do meio da miséria e da doença.
Estávamos condenados e hoje temos vida e vida com abundância.

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – Jo 10.10

Somos servos do Senhor
Somos mais que vencedores – Rm 8.37
O Senhor está conosco – Hb 13.5
Alguém diz: Tenho medo e não agüento mais.
O Senhor diz: Não temas, pois sou o teu Deus.

Fiquem firmes com Jesus, pois a vitória está próxima.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.









quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O CHORO NÃO É PERMANENTE


















O CHORO NÃO É PERMANENTE
Pr. Abílio Carlos dos Santos

O choro não é permanente.

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” – Sl 30.5

Lá fora... A alegria dos outros piora nossa tristeza...
Parece um desrespeito.
Tudo virou noite e noite escura.
Escura e comprida...
Lágrimas quentes... E sentidas...

O Senhor Jesus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima – Ap 21.4

Chorar... Uma noite!
Aguardo a manhã do Senhor...
A escuridão será dissipada.
É a presença da Luz e do poder.
O choro dará lugar à alegria.
É o poder curativo do Seu amor.

.
.





sábado, 13 de agosto de 2011

BEZERRO DE OURO OU O SENHOR?


Me encontrei sozinha, sem medos, temores ou qualquer coisa do gênero. Só sentia tristeza, e era daquelas que vem da alma, sabe? Nunca chorei tanto em tão pouco tempo, porém, nunca havia sentido a presença de Deus da maneira que senti. Foi como se eu realmente estivesse nos braços Dele. 















BEZERRO DE OURO OU O SENHOR?

Pr. Abílio Carlos dos Santos

O momento era difícil.

Moisés estava no Monte com o Senhor e recebeu as Tábuas da Lei.
Ao voltar encontra o povo adorando um bezerro de ouro que foi construído em sua ausência. O povo com a ausência de Moisés não sentia mais a presença do Senhor e queria algo palpável que pudesse adorar.

Diante de tudo isso Moisés destrói o bezerro. O Senhor permite que Moisés prossiga a caminhada com o povo, porém o Senhor não estaria mais presente. Moisés orou ao Senhor.

“Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui” – Êx 33.15

Em outras palavras Moisés estava dizendo:
Que adianta a terra que mana leite e mel, paz e prosperidade, se o Senhor não estiver conosco. Se o Senhor não estiver presente nada disso tem valor.

O Senhor atendeu a petição de Moisés.

“Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome” – Êx 33.17

Ficamos com a terra que mana leite e mel ou ficamos com o Senhor?
Ficamos com os bens materiais ou ficamos com o Senhor?
Ficamos com o bezerro de ouro ou ficamos com o Senhor?

Podemos ter todos nossos sonhos realizados, mas se o Senhor não estiver conosco, de nada vale.

Fiquemos com o Senhor.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.





quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VIVA A VIDA COMO ELA É...

VIVA A VIDA COMO ELA É...

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Cada coisa tem seu valor
Valorizemos as coisas
Não por aquilo que valem
Valorizemos por aquilo que significam

Cada coisa tem seu sentido
Significam muito...
Essas coisas... Essas pessoas...
Esse relacionamento...

É preciso abrir os olhos e enxergar
Perceber que as coisas boas são nossas
Não é preciso sentimentos
Não é preciso ter desejos

Aproveitemos o momento
Tudo tem sua duração
A vida está nos olhos de quem sabe ver

Viva a vida como ela é...
.
abilicusvidanova@ig.com.br
.





terça-feira, 9 de agosto de 2011

VALE A PENA SER HONESTO


Fonte: meionorte.com




















VALE A PENA SER HONESTO

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Pastor – disse aquela irmã que todo domingo estava presente no Culto - “Que maravilha foi o Culto... A pregação foi linda. Que pena! Foi tudo tão rápido, ficaria aqui mais uma hora ouvindo a Palavra”

Seu filho, um jovem adolescente, ficava perplexo por tudo aquilo que ouvia.
O problema era que sua mãe elogiava o Culto e o pastor, mas em casa a conversa era outra, pois dizia justamente o contrário sobre a Igreja.
Seu pai ouvia tudo e não tinha o menor desejo de ir a Igreja e muito menos tornar-se um cristão.

Cena familiar... Será?

O Senhor Jesus ensinou que ser hipócrita é pecado.
“Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco que está no olho de teu irmão” – Lc 6.42

Vale a pena ser honesto.

Os amigos serão sinceros e genuínos, porque o considerarão honesto e apreciarão essa qualidade em ti.
E em casa?
Em casa a honestidade contribuirá para um ambiente sereno e agradável. Não haverá dúvida e nem desconfiança entre os irmãos, entre pais e filhos e entre marido e esposa.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.





SOZINHO... NÃO HÁ COMO FUGIR





















SOZINHO... NÃO HÁ COMO FUGIR
Pr. Abílio Carlos dos Santos

Jacó estava enfrentando uma tribulação grande e estava só.
Jacó temia que seu irmão Esaú o matasse.
Jacó havia prejudicado seu irmão Esaú e podia surgir de repente uma vingança.

Deus falou com Jacó e o orientou para que voltasse.
Esse encontro era muito importante, pois Jacó precisava do perdão de seu irmão.
Naquela madrugada Jacó estava sozinho no Vau de Jaboque.

Ali no Vau de Jaboque naquela madrugada Jacó enfrentava uma luta.
“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu” – Gn 32.24
Uma luta pessoal. Jacó e o enviado do Senhor.

Não há como fugir... Estamos sozinhos.
Há lutas que são pessoais e intransferíveis.
Temos que enfrentá-las.

As lutas nos deixam marcas.
Marcas físicas e espirituais.
Dói na alma.

Ninguém pode lutar por nós...
Estamos sozinhos...
Cada um no seu Vau de Jaboque

Jaboque... Lugar de vitória... Lugar de libertação.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.