BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

CONHEÇA O DEUS PROVEDOR JEOVÁ JIREH - Pv 3:9-10

 

CONHEÇA O DEUS PROVEDOR JEOVÁ JIREH– Pv 3:9-10

Pr. Abilio Carlos dos Santos

 

INTRODUÇÃO

A palavra Jeová Jireh (hebraico) – significa que Deus é nossa provisão, este é o seu Nomes-títulos e sentido, “O Senhor que prove” Se confiarmos em Deus e buscarmos ser fieis a ele, sua palavra afirma, Salmos 34:10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta. Porque Ele é Deus provedor de todas as coisas até mesmo do alimento que necessitamos.

 

I - CONHEÇA O DEUS PROVEDOR  JEOVÁ JIREH– Pv 3:9-10

QUAL O SENTIDO O SENTIDO DE PROVER?

Dar o que alguém necessitar, suprir necessidade, Socorrer, prover ao necessitado.

 

II – MILAGRES DE DEUS PARA ALIMENTAR  OS SEUS SERVOS

1 - I Reis 17:4

Deus envia os corvos para levar pão e carne para alimentar seu profeta.

2 - Depois disso ordenou que o profeta fosse a uma cidade chamada Sarepta, Onde já havia preparado uma viúva para alimentar seu servo de forma sobre natural (aumentando o pouco azeite e farinha que ela tinha em sua casa).

3 – II Rs 42-44 - Com 20 (vinte pães o profeta Eliseu alimentou 100 (cem homens).

4 – Êx 16:31 - Fez chover o maná (pão do céu) para alimentar seu povo no deserto durante 40 (quarenta anos) quando os mesmos caminhavam em direção a Canaã. Êx 16:31.

CONCLUSÃO: A PROMESSA É DE DEUS – JEOVÁ JIREH

Quando entregarmos o nosso melhor ao Senhor acontecerá a manifestação de Deus em nossa vida. Conheceremos o poder do Deus provedor. A Palavra de Deus diz que devemos honrar ao Senhor com os nossos bens e com as primícias de tudo aquilo que ganharmos. Com essa atitude a promessa de Deus acontecerá em nossa vida. Haverá fartura em nossa dispensa e a benção será tão grande que teremos para nós e para ajudar o necessitado. Se você crê nessa Palavra seja fiel com Deus e Ele te exaltará.



 

 

sábado, 9 de janeiro de 2021

VENCENDO O MEDO E ABRAÇANDO A FÉ - II Tm 1:7

 

 

VENCENDO O MEDO E ABRAÇANDO A FÉ – II Tm 1:7

Pr. Abilio Carlos dos Santos 

INTRODUÇÃO

- O Senhor concede a seus servos o Espírito da Ousadia, da coragem. O medo não faz parte da vida do verdadeiro crente. O homem natural enxerga com os olhos naturais, mas o homem espiritual enxerga com os olhos de Deus.

- O medo destrói os sonhos. Como descartar o medo? O salvo em Cristo fala a linguagem do céu declarando a sua fé em Deus.

OS DOZE ESPIAS – Nm 13 - 14

- Quando Moisés enviou os espias para investigarem a Terra Prometida, Canaã, todos os doze viram a mesma terra, os mesmos frutos, os mesmos homens de grande estatura e as mesmas riquezas.

- Dez deles apresentaram um relatório de um juízo precipitado N– Um relatório pessimista e covarde tornando-se os profetas do medo.

- Os israelitas permitiram que o medo os dominasse e vários efeitos negativos surgiram. Após o relatório dos espias muitos israelitas tornaram-se rebeldes voltando-se contra Deus Dt 1:27.

O MEDO E SEUS EFEITOS NEGATIVOS

- O medo provoca a dúvida, ansiedade, desânimo, tristeza > E tudo isso causa a insônia e a depressão.

- Os espias tiveram medo dos gigantes e das cidades fortificadas. Muitos do povo de Deus se esqueceram de Deus e seus milagres > Olharam apenas para suas limitações e disseram “Éramos como gafanhotos” – Nm 13:33.

CONCLUSÃO

- O medo produz insegurança e perturbação, mas a Bíblia nos ensina como podemos vencê-lo: amando mais o Senhor e nos aproximando mais dEle diariamente através da leitura bíblica e da oração.

- Vencemos o medo pela certeza de que Deus estará sempre conosco e nunca nos desamparará. Davi tinha essa certeza quando disse: Sl 27:1

- Deus está conosco e o medo não pode ter lugar em nossas vidas.

Josué e Calebe foram os únicos a tomarem posse da terra porque  mantiveram um relacionamento de fidelidade e confiança em Deus.

 

 

 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

NÃO TEMAS, MAS CONFIA NO SENHOR - Sl 46: 2-3


 

 

 

NÃO TEMAS, MAS CONFIA NO SENHOR - Sl 46: 2-3

Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO

Vivemos dias em que a falsidade e enganos impera no mundo causando medo e desconfiança nas pessoas. O medo é uma ferramenta que o inimigo usa para paralisar as vidas. Diante de tal situação as pessoas procuram uma companhia – um refúgio. A Palavra de Deus diz 365 vezes para todos nós: Não temas!  Quem confia em Deus não tem o que temer.

CONFIAR EM DEUS

Devemos confiar em Deus – Sl 46: 1 >Deus é o nosso refúgio e nele confiamos. O servo de Deus luta confiante na vitória e se precisar de abrigo ali está o Senhor – Sl 91:1.

O SENHOR NOS DÁ ALEGRIA – Sl 46:4

Junto às dificuldades a pessoa que confia no Senhor vive alegre. Aquela que está longe de Deus não tem esta confiança e vive triste.

CONCLUSÃO

Surgem muitas coisas para nos fazer parar. O inimigo quer ver o fracasso nas vidas – Jesus disse que ele veio para roubar, matar e destruir. Não podemos vacilar, mas devemos confiar e não dar lugar à tristeza. A alegria é um fruto do Espírito Santo em nossa vida – Gl 5:22.

A alegria do Senhor é a nossa força – Ne 8:10.

 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A CONVERSÃO DO CARCEREIRO E SUA FAMÍLIA

 

 

A CONVERSÃO DO CARCEREIRO E SUA FAMÍLIA

Pr. Abilio Carlos dos Santos

 ATOS 16.30-32

Na cidade de Filipos, Paulo e Silas estavam fazendo a Obra de Deus. Uma jovem foi liberta das garras do inimigo. Paulo e Silas foram presos, açoitados e com os pés no tronco porque eram usados nas mãos de Deus... O diabo se levanta contra o servo de Deus que é fiel.

A INTERVENÇÃO DE DEUS

Apesar de toda essa provação, os servos de Deus continuaram orando e adorando a Deus ali na prisão e de repente aconteceu um terremoto e as portas da prisão foram abertas e os presos foram libertos... Todos estavam livres e podiam até mesmo fugir.

O carcereiro seria castigado por ordem superior e temeroso quis matar-se, mas foi impedido por Paulo. O carcereiro perguntou como poderia ser salvo? E Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” – Atos 16.31.

 A CONVERSÃO E A MUDANÇA DE VIDA

O carcereiro e toda sua família se converteram ao Senhor Jesus Cristo e houve no mesmo instante uma mudança radical naqueles corações e foram batizados.

O carcereiro que amarrou Paulo e Silas naquela prisão, agora lava as machucaduras dos servos de Deus. Toda a família juntamente com os servos de Deus se assentou à mesa e todos participaram da refeição em comunhão.

 CONCLUSÃO

Qual tem sido o testemunho de sua família diante daqueles que se aproximam?

Temos “a água” que é a Palavra de Deus para curar a ferida do necessitado.

A família representa o Reino de Deus aqui na Terra e deve apresentar um bom testemunho.

 



A ÁRVORE BOA E A ÁRVORE MÁ

 

 

A ÁRVORE BOA E Á ÁRVORE MÁ –SL1

Pr. Abilio C Santos

Introdução

Jesus nos ensinou que pelo fruto se conhece a árvore. Porque não pode a árvore boa dar fruto mau e vice-versa – Mt 7.17-18. O servo de Deus que está enraizado em Jesus e com a presença do Espírito Santo apresentará em sua vida o fruto do Espírito: Gl 5.22.

 

AS DUAS ÁRVORES – Jr 17.5-8

1. – Está em lugares secos e inabitáveis - Jr 17.5-6.

- É a pessoa que confia na sua capacidade e em recursos humanos. É a casa construída na areia e sem alicerce. Por certo sofrerá desilusão, pobreza espiritual, e por fim a casa cairá, é a ruína.

- “Não sentirá quando vem o bem”. Sua alma é amargurada, não confia no Senhor e não tem a alegria em sua vida... Vive na sequidão.

- É muito triste! Essa pessoa não consegue sentir quando vem o bem. Mesmo quando chega o tempo bom e o bem, ela continua seca... Não há água viva, que é Jesus, nessa vida!

 

2. – Está plantada junto às águas – Jr 17.7-8

- É a pessoa que confia plenamente no Senhor. É abençoado, tem sua casaconstruída na Rocha. Quando vem o calor prossegue tranquilamente e não é abalado, não se afadiga e nem deixa de dar fruto. Essa pessoa está ligada na Videira Verdadeira que é o Senhor Jesus. Está  plantada junto às águas. A água representa o Espírito de Deus – Jo 7.38-39.

 

CONCLUSÃO

- O servo de Deus que é fiel desfrutará da promessa de Deus em sua vida: o devorador é repreendido e as janelas do céu serão abertas e haverá a maior abastança. Todos vos chamarão de bem aventurado - Ml 3.10.

- E tudo quanto fizer prosperará – Salmo 1.3.