BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 19 de outubro de 2019

NÃO TEMAIS, POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS



NÃO TEMAIS POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS.
II Cr 20-1-4 e 12-22
Pr. Abilio Carlos dos Santos


INTRODUÇÃO

Deus está com o seu povo e garante a vitória. “Tudo é possível ao que crê”. Essa foi a maior ameaça externa que Josafá enfrentou. O exército sírio inimigo era muito forte e queriam esmagar Judá. Diante dessa ameaça, Josafá humilhou-se diante de Deus que lhe deu a grande vitória. A promessa de Deus veio através do profeta Jaaziel e que é um recado de Deus para todos nós – II Cr 20:15. O povo de Judá deu 3 passos decisivos diante de Deus.
I – PRIMEIRO PASSO: O JEJUM

O Jejum foi o primeiro passo com a participação de toda a nação. Através do jejum demonstramos ao Senhor a nossa sinceridade interna e a urgência da necessidade do socorro.
II – SEGUNDO PASSO: A ORAÇÃO

Há promessa de Deus para o Seu povo: II Cr 7:14 e Isaías 41:10. Na hora da tribulação clamamos a Deus, e foi assim que Josafá clamou: “Senhor, não temos força e nem sabemos como agir, mas confiamos em Ti”: II Cr 20:12.
III – TERCEIRO PASSO: O LOUVOR

Deus habita entre os louvores: Sl 22:3 e a sua benignidade dura para sempre: II Cr 20:21. O louvor ungido gera a vitória. Os levitas ficaram em pé e louvaram ao Senhor: II Cr 20:19.
CONCLUSÃO

Devemos clamar diante do Senhor com um espírito humilde e Ele responde a nossa oração e nos apresenta a Estratégia Divina para a vitória. : “Não temais, nem vos assusteis… Pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” – II Cr 20:15. – “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus”.



A ALMA É VALIOSA



A ALMA É VALIOSA – Mt 16:26
Pr. Abilio Carlos dos Santos


INTRODUÇÃO

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”- Mt 16:26.
Essa Palavra nos apresenta dois ensinamentos: 1 - A inutilidade dos bens materiais 2 – O valor de uma alma.
A ALMA É VALIOSA – Mt 16:26

I - A nossa alma é valiosa porque tem a marca de Deus. É um produto de Deus. Deus é o Criador. Antes que o homem fosse criado, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem" – Gn 1:26.
Uma obra de arte é avaliada conforme o nome ou a fama do artista, tornando o preço mais elevado ou menor. O homem é obra de Deus - “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” – Gn 2:7.
II - O homem tem uma alma e ela é muito valiosa para Deus. Não podemos ver a alma, pois ela está dentro de nós. O valor da alma é enorme para Deus – Jo 3:16. O valor da alma para Deus nada neste mundo pode pagar. O justo morreu em nosso lugar e derramou o Seu sangue a nosso favor: Seu nome é Jesus.
DURABILIDADE DA ALMA

A alma do homem não envelhece e vai durar para sempre – Ec 12:7. Ao comprar um bem material examinamos, comparamos os modelos e procuramos saber a durabilidade do produto.
CONCLUSÃO

Para algumas pessoas como Judas Iscariotes a alma não vale mais que trinta moedas de prata. Para outras vale menos que um prato de lentilhas. E para nós? Quanto vale a nossa alma? A nossa alma é valiosa, disse Jesus: "Pois que aproveita ao homem, se ele ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" Mt 16:26.



quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A FIDELIDADE VENCE OS DESAFIOS MENTAIS E ESPIRITUAIS



A FIDELIDADE VENCE DESAFIOS MENTAIS E ESPIRITUAIS
Hb 11:27-29
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
Moisés era um servo de Deus fiel e que tinha muita fé, no entanto o povo de Israel possuía uma mente de escravo. Havia um principado que os escravizava. Eles fingiam que estava tudo bem e viviam enganadas. Eles eram escravizados e amassavam o barro, mas rejeitavam a libertação porque tinham medo do opressor.
LIBERTAÇÃO
Para ser livre é necessário: 1 - Que haja um libertador espiritual que é Jesus 2 – Libertar-se de si mesmo com a ajuda do Espírito Santo. Agora temos que tomar atitudes, mas há uma oposição a ser vencida que depende da nossa fidelidade com Jesus: A luta do espírito e da alma – Gl 5:16-17
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
Não podemos lutar contra um inimigo desconhecido. Precisamos do discernimento espiritual para identificar o inimigo que em cada situação se apresenta diferente e disfarçado usando os seus adeptos. Moisés identificou o maligno presente na família de Faraó. No caso de Adão foi a sua esposa. No caso de José foram os seus irmãos. No caso do sacerdote Eli foram os filhos.
A FIDELIDADE DO SERVO DE DEUS
A nossa fidelidade ao Senhor nos tornará invisíveis aos olhos dos inimigos e invencíveis diante dos desafios e lutas. Os fiéis a Deus estarão protegidos do maligno: Deus decretou que haveria morte aos filhos primogênitos dos opressores que estavam sob maldição. O povo de Deus primeiramente adorou ao Senhor e celebraram a Páscoa entrando em Aliança com Deus. O sangue de Jesus nos torna intocável diante dos desafios. Depois que o povo de Israel, atravessou o Mar Vermelho, os egípcios que tentavam andar pelo mesmo caminho sem a bênção de Deus morreram afogados. Quem imitar e repetir as coisas espirituais sem ter a cobertura de Jeová estará trilhando o caminho da religiosidade que o levará a morte – Gl 6:7.
CONCLUSÃO
Para andar em segurança e protegido o servo de Deus deve ser fiel e andar afastado dos conselhos dos ímpios – Sl 1:1 e andar na direção do Espírito Santo – Sl 25:14. Devemos sempre ser fiel ao Senhor para vencermos os desafios do caminho nas bênçãos de Jeová.



terça-feira, 8 de outubro de 2019

O CRENTE NÃO DEVE DESANIMAR DIANTE DAS AFLIÇÕES



O CRENTE NÃO DEVE DESANIMAR DIANTE DAS AFLIÇÕES
II CO 4:16-18.
Pr. Abilio Carlos dos Santos


O CRENTE NÃO DEVE DESANIMAR - II CO 4:16.
1 – Quem nos aconselha? O Apóstolo Paulo. Paulo não era um crente de fachada, mas um servo de Deus cheio de fé e vencedor diante das aflições. A falta de fé gera o desânimo, pois a fé vê além daquilo que é visto pelos olhos humanos.
2 – Devemos orar e crer. Orar por nossos filhos para que eles não caiam nas mãos de Satanás. Os filhos são herança de Deus e foram gerados para a glória do Senhor. Devemos orar e aguardar confiantemente a resposta de Deus.
3 – Ainda que a provação seja muito forte ao ponto de aniquilar o nosso corpo físico, o nosso homem interior se renova dia após dia. Nem sempre a resposta de Deus vem rapidamente, mas sabemos que a nossa oração chegou ao Altar de Deus e está em Suas mãos. Podemos começar a agradecer a vitória antecipadamente.
O PROPÓSITO DA AFLIÇÃO – II CO 4:17.
1 - Há um propósito na aflição. Não é agradável passar por aflições, mas é necessário enfrentá-las como uma didática de Deus.
2 – As aflições podem ser revertidas em bênçãos para o nosso bem – Rm 8:28, mas para que assim aconteça é necessário olhá-las com olhar sobrenatural – II Co 4:18.
 3 – Se olharmos para o mundo invisível como Deus deseja jamais nos sentiremos desanimados, abatidos ou destruídos diante das aflições da vida. Moisés: Hb 11:27.
CONCLUSÃO
Busquemos perseverantemente discernir o sobrenatural de Deus através do conhecimento da Palavra e Revelação do Espírito Santo em nome de Jesus.