BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A PROVA DA FÉ PRODUZ A PACIÊNCIA - Tiago 6:2-4



A PROVA DA FÉ PRODUZ A PACIÊNCIA - Tg 6:2-4
Pr. Abilio Carlos dos Santos
“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!” – Tg 6:2-4
INTRODUÇÃO
Quantas vezes as promessas de Deus demora a acontecer em nossa vida. E o que acontece? A incredulidade surge em nosso coração e na nossa mente.
ABRAÃO- O PAI DA FÉ
Ele teve fé e aguardou muitos anos com paciência  o nascimento de seu filho Isaque. A sua mulher Sara era estéril e riu ao ouvir que conceberia um filho na sua velhice. Abraão creu em seu coração e pacientemente aguardou o cumprimento da promessa divina.
Não é o tempo de espera e as dificuldades que impedem a conquista da promessa. E o que é então? É a falta de fé na Palavra de Deus. Quando somos provados e estamos num deserto é que provamos a nossa fé diante de Deus – Hb 11:1.
CONCLUSÃO
Não podemos sentir desencorajado diante do futuro, do amanhã. Através da fé e paciência com certeza veremos o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida. Não podemos seguir os fracassados e perdedores, mas temos que seguir o exemplo de Abraão. O segredo é permanecer na fé e prosseguir pacientemente crendo. Não voltar atrás e nunca desistir das promessas – dos sonhos de Deus em nossa vida.


VENCENDO AS PROVAÇÕES - Isaias 41:10



VENCENDO AS PROVAÇÕES – Is 41:10
Pr. Abilio Carlos dos Santos


INTRODUÇÃO
As provações fazem parte da nossa vida e são inevitáveis – Jo 16:33. Elas podem surgir a qualquer momento e são provocadas por desobediência, circunstâncias da vida, etc e devemos estar preparados para enfrentá-las e sofrer se for o caso. Ilustração: A casa firmada na rocha – Mt 7:24-27.
As provações são tempestades que surgem em nosso caminho e que percebemos a chegada delas por dois sinais: Vento forte e Nuvens escuras.
I - VENTANIA
É um vento forte que sopra com força e continuamente. Precisamos buscar proteção no Senhor através da oração, não podemos ficar exposto ao perigo – Sl 91:1. O Senhor é mais forte que o temporal, mais forte do que o vento forte – Sl 46:1.
II – NUVENS ESCURAS E CARREGADAS
O Senhor Jesus falou do discernimento da tempestade Mt 16:3 – Esse discernimento do clima serve para o dia a dia da nossa vida. Ao surgirem ainda distantes as nuvens escuras os pássaros fogem para outra direção buscando abrigo. E nós ao contemplarmos o horizonte e visualizarmos as nuvens escuras sabemos que está chegando o temporal. Deus nos protege e nos acalma porque são momentos de dificuldades, mas são passageiros – Isaías 41.10.
CONCLUSÃO
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus – Rm 8:28. Tudo é temporal e devemos nos abrigar e esperar passar o temporal. A ventania acaba empurrando as nuvens carregadas.





O CAMINHO MAIS LONGO - Êxodo 13:17-18



O CAMINHO MAIS LONGO – Êx 13: 17-18.
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
A sabedoria humana não é perfeita, pois o homem não sabe tudo. Muitas vezes o plano de Deus parece loucura, pois é diferente do nosso plano. Devemos buscar a sabedoria de Deus que é perfeita, pois Ele é a fonte de toda a sabedoria. A sabedoria de Deus é espiritual e devemos busca-la para podermos compreender os seus planos. Deus é onisciente e conduziu o povo por um caminho mais longo.
I - O SENHOR NOS GUARDA E NOS PROTEGE – Êx 13:17a
A rota da terra dos filisteus era mais curta e mais fácil, mas muito perigosa. Deus é sábio, por isso devemos confiar e descansar na direção do Senhor embora muitas vezes a caminhada seja mais longa.
II – CAMINHO MAIS LONGO... POR QUÊ?
Deus se preocupa com a nossa proteção de perigos e por isso muitas vezes nos conduz por caminhos mais longos.
1 – Livramento dos perigos - A rota dos filisteus – Êx 13:17a > Era o caminho mais curto e mais fácil, mas era o mais perigoso. Deus não os guiou pelo caminho dos filisteus. Deus sabe todas as coisas e por isso é o nosso protetor. Devemos confiar e descansar na direção de Deus.
2 – Livramento das provações – Deus não permite que sejamos provados além das nossas forças – I Co 10:13. Eles poderiam se defrontar com a guerra e com certeza desistiriam. Eles não poderiam suportar aquela provação e voltariam para trás – Êx 13:17.
3 – Culto a Deus – Deus queria que o povo ao sair do Egito cultuasse ao Senhor junto ao Monte Sinai e ali receberiam a Palavra de Deus – Êx 3:12.
CONCLUSÃO
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor" - Is 55:8.
Qual o objetivo de Deus em nos fazer passar por caminhos tão difíceis e tão dolorosos às vezes? Deus quer nos ensinar, nos fazer crescer espiritualmente, quer nos dar maturidade cristã e há lições que só aprendemos na dor, às vezes só o caminho do sofrimento nos faz crescer e nos torna capaz de superar as dificuldades da vida.




sábado, 10 de agosto de 2019

COLHAMOS DIARIAMENTE O MANÁ DE DEUS



COLHAMOS DIARIAMENTE O MANÁ DE DEUS
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
- O povo caminhou pelo deserto rumo à terra prometida durante 40 anos. Deus cuidou desse povo enviando diariamente o Maná – Êx 16:31.
- O maná era um símbolo de Cristo que é o Pão da vida – Jo 6:51 – para saciar a fome espiritual de toda a humanidade. Diariamente ali estava o maná sobre o deserto como geada e precisava ser colhido e preparado.
Lição: Ali estava o maná para ser colhido e preparado > Tinham que levantar cedo – colher e preparar. Se não o fizessem não teriam pães ou bolos de mel.
O MANÁ
- Cristo morreu na cruz para nos salvar, mas não basta somente saber é preciso o homem atentar para tão grande salvação. Tomar posse pela graça através da fé, na oração e santificação diária. Em oração para colher a bênção celestial.
 - O maná era servido diariamente somente uma vez e não podiam colher para o dia seguinte. O povo precisava crer que amanhã o Senhor ia prover novamente. Era o “Pão nosso de cada dia” – Mt 6:11 e 31-34.
CONCLUSÃO
1 - Não podemos esquecer que o Maná caia no chão do deserto e devia ser colhido na posição ajoelhado que simboliza: oração - humilhar-se diante de Deus e de coração limpo perdoando e sendo perdoado. O dia de amanhã pertence a Deus e não a nós – Mt 6:34.
2 – Deixemos toda a ansiedade e apropriemo-nos das bênçãos celestiais na presença de Deus olhando para Jesus que é o autor e consumador da fé.
#PrAbiliovidanova.




sábado, 3 de agosto de 2019

DANDO A VOLTA POR CIMA


DANDO A VOLTA POR CIMA
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Efésios 5. 14-17

O Senhor Jesus disse que no mundo teríamos tribulações, mas deveríamos ter bom ânimo – Jo 16.33.

ADVERSIDADES

Qual o propósito das adversidades?

1 - É fazer com que as pessoas fiquem prostradas.
Uma pessoa prostrada está desencorajada, desanimada e acaba desistindo de tudo. Muitos crentes estão paralisados porque aceitaram a derrota em suas vidas e não se levantaram para prosseguirem na caminhada.

2 – É fazer com que as pessoas percam a visão espiritual.
Uma pessoa sem visão, sem discernimento desiste do combate facilmente. Essa pessoa perde o ânimo e o desejo de conquista. O desejo do Senhor é que não fiquemos prostrados. A pessoa que estiver prostrada deve levantar-se e voltar-se à presença do Senhor.

LEVANTA-TE
A ordem do Senhor é: Levanta-te.
Levantar-se é estar despertado pelo Senhor. É estar ativo.

1 – Moisés
Moisés juntamente com o povo de Deus estava diante do Mar Vermelho perseguido por Faraó e seu exército e clamava a Deus por livramento. Qual foi a resposta do Senhor?
“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” – Êx 14.15-16.
Através da fé levanta-te agora e marche.

2 – Jó
Lembra-se de Jó que estava atravessando uma grande tribulação em sua vida? Ele estava assentado no meio da cinza – Jó 2.8.  Deus disse para Jó levantar-se e orar por seus amigos para que o cativeiro fosse removido e recebesse a grande vitória – Jó 42.10.
Meu amigo levanta-te e comece a orar e Deus vai virar seu cativeiro.

3 – O filho pródigo
Aquele moço estava derrotado trabalhando junto a um chiqueiro de porcos. Deus visitou seu coração e ele foi despertado e decidiu: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai” – Lc 15.18.

CONCLUSÃO
É necessário esforçar-se e levantar-se da posição de prostração, de derrota e dar a volta por cima. Deus é contigo... Anima-te e coloque-se em pé e com certeza Deus te dará a vitória.