BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUÉM PODE FECHAR - Ap 3:8



A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUÉM PODE FECHAR - Ap 3:8
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
Há momentos em nossa vida em que as lutas são muito fortes e até pensamos algo negativo: Não vou conseguir. Esse pensamento não vem de Deus, pois a Palavra de Deus afirma: Nm 23:19-20 > Balaque contratou Balaão para amaldiçoar Israel, mas havia sobre Israel, promessa de benção, de porta aberta e ninguém poderia fechar – Ap 3:7. O Senhor é o nosso guardião. Ele cuida de nós, e se andarmos sempre sob a sua direção, seremos sempre abençoados – Jo 8:31.

O SEGREDO É PERMANECER NA PROMESSA DE DEUS EM TODO O TEMPO
- Não adianta só começar, mas é necessário permanecer fiel a Deus em todo o tempo.
Deus abre a porta da bênção e repentinamente surgem adversidades,  lutas e crises > Alguém diz: Mas não foi Deus quem abriu a porta? – Mas há o condicional que se afastarmos da sua direção Ele fecha as portas. Muitas vezes a porta se fecha porque Deus está nos dando livramento que só vamos entender mais adiante.
- Para que a porta seja aberta é necessário obedecer alguns detalhes, pois o Senhor conhece as nossas obras – Ap 3:8 - Ele disse para a igreja de Filadélfia “Eu conheço as tuas obras”. O Senhor sabe das nossas lutas, mas também sabe se temos permanecidos fieis – “Tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” – Sl 37:5. Ele fará com que os nossos inimigos, venham a se prostrar diante de nós – Ap 3:9.

CONCLUSÃO
Temos que vigiar para nunca entrarmos em portas que Deus não abriu. Há negócios, relacionamentos, sociedades que parecem encantadoras, mas não são e nos causará graves prejuízos. Quando Deus fecha uma das portas, é para protegê-lo e porque tem uma porta melhor para abrir. Os sonhos de Deus serão restaurados em nossa vida.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O SENHOR NOS GUARDA DE TODO O MAL



O SENHOR NOS GUARDA DE TODO O MAL
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO - NÃO TEMAS – Isaías 43:1-2.
Vivemos em um mundo de muita insegurança, mas a mensagem da Palavra de Deus para nós é que não precisamos temer. O Senhor Jesus nos assegura que tudo está totalmente sob o controle de Deus, porque até mesmo os cabelos da nossa cabeça estão todos contados – Mt 10:30. O Senhor está acima de tudo e se Ele for conosco ninguém poderá nos derrotar - Rm 8:31.
A PRESENÇA DO SENHOR ASSEGURA SEGURANÇA
O segredo da vitória é estarmos com o Senhor que nos guarda de todo o mal – Sl 91:5-6.
A presença do Senhor nos assegura segurança – Jo 6:60-69.
O auxiliar do profeta Eliseu estava apavorado porque estavam rodeados pelo Exército da Síria. Eliseu orou pedindo ao Senhor que abrisse os olhos dele. E agora, o que ele viu? Pode ver um exército de anjos com eles, bem maior que o exército do inimigo – II Rs 6:8-23.
CONCLUSÃO
Você que andar sempre em segurança? Basta não afastar-se do Senhor e com certeza desfrutará da segurança que a presença do Pai proporciona.


VENÇA O DESÂNIMO - I Rs 19:9-13



VENÇA O DESÂNIMO – I Rs 19:9-13.
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
Parei na beira da estrada em um brechó de ferramentas usadas. Examinando as velharias encontrei uma picareta que pertenceu a um pesquisador de ouro. A picareta era velha e estava desgastada. Serviu por alguns anos para localizar um filão de ouro.
O pesquisador estava cansado e desanimado, pois trabalhou exaustivamente e sem descanso para localizar o tesouro. Nada encontrou e vencido pelo desânimo abandonou a picareta e foi embora. Passado alguns anos descobriu-se um filão de ouro a alguns metros da picareta abandonada. O pesquisador perdeu a oportunidade de ficar rico. Foi vencido pelo desânimo.
O DESÂNIMO NA VIDA DO PROFETA ELIAS
Depois da grande vitória no Monte Carmelo contra os falsos profetas, Elias previu um grande avivamento que não aconteceu. Elias ficou desanimado e estava sendo perseguido pela rainha Jezabel. Podemos enfrentar algo parecido quando aguardamos uma grande vitória e vem o revés. A adversidade aconteceu e Elias sem a orientação divina deixou o seu posto na Obra de Deus e o desânimo passou a imperar. Elias fugiu para uma caverna e ali Deus o visitou e ajudou a superar o fracasso. O Senhor desafiou Elias a reassumir seu serviço fiel na Obra I Rs 19:9-13
A PERGUNTA DE DEUS
Dificilmente, ficamos deprimidos quando estamos ativos na Obra de Deus. Mas quando nos sentamos e remoemos um pensamento negativo, então ficamos desanimados.
Deus perguntou para Elias “Que fazes aqui, Elias?” – I Rs 19:9-13.
CONCLUSÃO
Os cristãos ficam, às vezes, desanimados. Como superar essa situação? É necessário voltar para o Senhor e receber forças para superar o desânimo e a depressão, caso contrário o crente acaba ficando muito fraco e desvia-se do caminho de Deus. É tempo de voltar para a comunhão com a Igreja, com os irmãos e ficar firme com Deus.




sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

OBEDECENDO AO SENHOR JESUS



OBEDECENDO AO SENHOR JESUS
Mc 10:17-22 e Jo 9:6-7
Pr. Abilio Carlos dos Santos

INTRODUÇÃO
Todos nós temos problemas e dificuldades e gostaríamos de solução.
Precisamos da ajuda de Jesus para resolvê-los. Nos exemplos acima havia dois casos a serem resolvidos e as duas pessoas encontraram a resposta que precisavam, mas só o cego recebeu a cura porque obedeceu as ordens de Jesus. Nem todas as pessoas querem obedecer.
A obediência abre as janelas do céu e a partir dela o milagre, a bênção e manifestação de Deus se torna real em nossas vidas.
Para recebermos a resposta de Jesus precisamos seguir alguns detalhes.
1 - PRECISAMOS IR AO LUGAR CERTO
Nem sempre temos a direção certa. Eles receberam a solução porque buscaram ao Senhor Jesus no lugar certo – Jo 14:6. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé” – Hb 12:2 e clamaram – Jr 33:3.
“… para você tirar o máximo partido da sua vida, transforme os alvos de Deus nos seus alvos.”
2 – QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.
É muito importante ir até Jesus, mas devemos prestar atenção ao que Ele fala e ensina. Quem quer a vitória deve ir até Jesus e ficar atento aos seus ensinamentos. A Palavra de Deus gera fé – Rm 10:17.
Isso significa que você precisa ler a palavra e ouvir as historias da bíblia e o seu coração se enchera de fé. Não adianta ir a igreja e não ouvir a palavra.  Você precisa aprender a ouvir. Se você ficar brincando e  conversando na hora da pregação da palavra de Deus você não vai ouvir e não vai gerar fé em seu coração.
3 – A FÉ EM AÇÃO
Sem fé é impossível agradar a Deus. A fé sem as obras é morta. Devemos dar os três passos: Ir até Jesus, Captar os Seus ensinamentos e agora se deve colocar em prática tudo o que Jesus falou. ”Se creres verás a glória de Deus”. O cego obedeceu a Palavra – agiu e recebeu a cura – Jo 9:7.
CONCLUSÃO
Os dois jovens foram a Jesus e ouviram os seus ensinamentos, mas só um obedeceu. O jovem obediente a Jesus foi agraciado com o sobrenatural de Deus. Você precisa da ajuda de Jesus, então vá em frente e dê os três passos para receber o milagre do Senhor.

DEZEMBRO DE 2018


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A ÁRVORE BOA E A ÁRVORE MÁ - SALMO 1



A Árvore Boa e a Árvore Má
Salmo 1
Pr. Abilio C Santos

Introdução
Jesus nos ensinou que pelo fruto se conhece a árvore. Porque não pode a árvore boa dar fruto mau e vice-versa – Mt 7.17-18. O servo de Deus que está enraizado em Jesus e com a presença do Espírito Santo apresentará em sua vida o fruto do Espírito: Gl 5.22.

AS DUAS ÁRVORES – Jr 17.5-8

1. – Está em lugares secos e inabitáveis - Jr 17.5-6.
- É a pessoa que confia na sua capacidade e em recursos humanos. É a casa construída na areia e sem alicerce. Por certo sofrerá desilusão, pobreza espiritual, e por fim a casa cairá, é a ruína.
- “Não sentirá quando vem o bem”. Sua alma é amargurada, não confia no Senhor e não tem a alegria em sua vida... Vive na sequidão.
- É muito triste! Essa pessoa não consegue sentir quando vem o bem. Mesmo quando chega o tempo bom e o bem, ela continua seca... Não há água viva, que é Jesus, nessa vida!

2. – Está plantada junto às águas – Jr 17.7-8
- É a pessoa que confia plenamente no Senhor. É abençoado, tem sua casa construída na Rocha. Quando vem o calor prossegue tranquilamente e não é abalado, não se afadiga e nem deixa de dar fruto. Essa pessoa está ligada na Videira Verdadeira que é o Senhor Jesus. Está plantada junto às águas. A água representa o Espírito de Deus – Jo 7.38-39.

Conclusão
- Vejam que interessante: A árvore má não sente quando vem o bem e a árvore boa não sente quando vem o mal... É o que temos observado na caminhada da vida.

- O servo de Deus que é fiel desfrutará da promessa de Deus em sua vida: o devorador é repreendido e as janelas do céu serão abertas e haverá a maior abastança. Todos vos chamarão de bem aventurado - Ml 3.10 - E tudo quanto fizer prosperará – Salmo 1.3.



terça-feira, 4 de dezembro de 2018

GIDEÃO, JOVEM VALOROSO E SUBMISSO A DEUS




GIDEÃO, JOVEM VALOROSO E SUBMISSO A DEUS
Juízes 6:1-16
PrAbilioCSantos

INTRODUÇÃO

Eram dias trabalhosos. Dias maus e perigosos. Os medianitas dominavam a terra. Gideão, servo de Deus era um moço responsável, esperto e esforçado. Escondido dos medianitas estava malhando o trigo para o seu pai.
A CHAMADA DE DEUS

O anjo do Senhor apareceu e o saudou: O Senhor é contigo, jovem valoroso.  Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? . E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem – Jz 6:12-16.
A SUBMISSÃO A DEUS

Gideão humildemente e submisso a Deus esperava “O tempo de Deus” – Obedecendo à chamada de Deus, não hesitou e tomou o seu lugar diante do povo libertando Israel da servidão – jugo – dos medianitas.
CONCLUSÃO

Nos dias de hoje também vivemos tempos trabalhosos. Deus busca “Gideões” – Homens corajosos, esforçados, humildes e submissos ao Senhor - para que tomem a posição e com a força de Deus busquem as almas necessitadas.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

LIBERTE-SE DO ESPÍRITO DA POBREZA



LIBERTE-SE DO ESPÍRITO DA POBREZA
Pr. Abilio C Santos

A pobreza é maldição do diabo. A pobreza chegou ao homem quando Satanás o tentou. Lúcifer era chefe do louvor diante do Senhor e perdeu o reino, perdeu a posição, perdeu a honra que possuía como anjo de luz e foi expulso do céu. Agora a intenção do Satanás era tentar o primeiro homem e a primeira mulher. E a pobreza como surgiu? Surgiu quando Adão e Eva trocaram a verdade de Deus pela mentira do diabo.

Milhares de anos se passaram e todas as pessoas que trocaram a verdade de Deus pela mentira do diabo ficaram possuídas pelo espírito da pobreza e vivem humilhadas. Satanás humilha e envergonha os seus seguidores que rejeitam a Palavra de Deus. Muitas vezes se dobram diante do sistema por migalhas. Vivem assim por causa do espírito da pobreza, pois a pobreza é maldição do diabo.

Jesus Cristo veio para libertar o homem do jugo de Satanás. O Senhor diz: Conhecereis a verdade e verdade vos libertará. E se Jesus vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Mude de vida hoje mesmo recebendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Shalon!
#PrAbiliovidanova




VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA



PALAVRA DO DIA – 04/12/2018

Você está se sentindo sozinha e preocupada.
O Senhor Jesus acalma rapidinho a tempestade em nosso coração. Lembre-se sempre: Tem alguém que anda conosco e nunca nos deixa só. Jesus é o nosso companheiro de todas as horas, Ele não nos deixa por nada!
“Não temas, Estou contigo. Não tenhas medo, Sou teu Deus, te ajudo e te fortaleço. ”– Isaías 41:10.
Shalon! @PrAbilio.


DEUS ESTÁ CONOSCO



PALAVRA DO DIA – 02/12/2018

Quando a luta é ferrenha e a situação é muito difícil devemos clamar a Deus. Este é o primeiro passo para vencermos.
Deus está conosco em todo o tempo e jamais nos deixará principalmente na hora da dificuldade.
Amamos a Jesus, pois Ele ouve as nossas orações e cuida de cada um de nós.
Shalon! @PrAbilio.


sábado, 1 de dezembro de 2018

CLAMOR E ORAÇÃO - Jr 33:3



CLAMOR E ORAÇÃO – Jr33:3
#PrAbiliovidanova
INTRODUÇÃO
Deus nos convida a busca-lo em oração e nos promete responder e conceder uma bênção que vai além do nosso entendimento – Jr 33:3. Os ouvidos de Deus estão atentos a nossa oração e os Seus segredos são para os seus filhos – Sl 25:14. A oração é uma arma poderosa que nos torna íntimos de Deus e recebemos a revelação dos Seus segredos.
I - O PODER DA ORAÇÃO
Quem não ora não recebe as respostas de Deus e quem ora e clama está realizando o maior investimento possível no Altar de Deus. Ao observarmos a Bíblia encontramos servos de Deus sendo abençoados e vitoriosos através da oração e do clamor a Deus. O Senhor responde as orações e revela a Sua vontade para nossas vidas – Coisas grandes e firmes que não sabemos.
II - JACÓ CLAMOU AO SENHOR – Gn 28:10-22.
Jacó estava fugindo de seu irmão Esaú. Parou num lugar e dormiu fazendo uma pedra de travesseiro - Gn 28:10-11. Jacó dormiu e sonhou – Gn 28:12-13. Acordando no outro dia, Jacó clamou ao Senhor em oração e fez dois pedidos: Proteção e prosperidade – Gn 28:10-22. Deus respondeu a oração de Jacó e ainda revelou a ele coisas grandes e firmes.
A revelação: Da descendência  de Jacó seria formado o povo de Deus (as 12 tribos de Israel) e futuramente de uma das 12 tribos viria o salvador do mundo.
III - JACÓ FEZ UM VOTO A DEUS – Gn 28:18-22.
CONCLUSÃO
Devemos ter uma vida de oração e o Senhor nos dará bênção grandiosas.
O Senhor é grande e tem todo o poder e com certeza fará coisas sobrenaturais em nossa caminhada – Ef 3:20 – Jr 33:3
DOMINGO DIA DO SENHOR - 02/12/ 2018