BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 17 de dezembro de 2011

O HOMEM PREGUIÇOSO














O HOMEM PREGUIÇOSO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Um homem preguiçoso faz somente o que se sente bem em fazer, o que é geralmente nada. Ele quer que tudo seja fácil. Como resultado, ele acaba vivendo uma vida infeliz e geralmente cheia de ciúme, inveja e ressentimento.

Ele é normalmente desatencioso, não planeja o futuro e falha em tomar conta das coisas. Cedo ou tarde, ele perde até o controle financeiro ao lidar com as despesas do lar.

“Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado” – Pv 24.33-34.

.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
















TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Queremos realizar uma porção de coisas. Somos apoiados e fortalecidos pelos irmãos através dessa Palavra – “Tudo posso naquele que me fortalece” – Fp 4.13.
Será que eu posso?

Eu quero, mas nem tudo que quero eu posso realizar.

Precisamos compreender a Palavra. Queremos realizar uma porção de coisas que são da vontade de Deus e algumas são para a edificação da Igreja e não temos condições. Deus promete nos dar tudo que precisamos. Não é isso que a Palavra diz e para que se compreenda é necessário ler os versículos antes e depois. Paulo está falando de sobrevivência e não de Obras ou realizações. Paulo fala o tempo todo que aprendeu a estar contente em todas as situações: diversas e adversas.

Paulo fala em abundância e escassez, fartura e fome, fala em pobreza e agradece os irmãos filipenses que ajudaram em suas necessidades. O Senhor deu força para enfrentar as dificuldades da vida. Paulo estava prisioneiro – Fp 1.13. Estava fortalecido pelo Senhor e dizia: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

A maior vitória na vida de Paulo não foi o que Deus fez por meio dele e sim o que Deus fez por dentro dele. Deus mudou seu coração habitando dentro dele.

Eu quero, mas nem tudo que quero eu posso realizar.

- Em Atos 28.7-9 encontramos Paulo que tinha o dom de curar curando todos os doentes naquela ilha.
- Em Mileto, Paulo queria curar somente uma pessoa, seu amigo Trófimo, mas não pôde – II Tm 4.20
- Paulo queria pregar o evangelho na Ásia, mas Deus não abriu a porta e teve que pregar em Macedônia onde Deus queria e permitiu abrindo a porta – At 16.6-10

Queremos realizar algo bom para as pessoas e até para Deus, e não conseguimos, por quê? Será que é a vontade de Deus naquele momento, naquela situação, naquele lugar ou com aquela pessoa?
Tudo posso naquele que me fortalece quando, como, aonde e com quem Deus quer... Compreende!

Podemos todas as coisas, mas dentro dos limites que Deus estabelece e permite.

“Tudo posso naquele que me fortalece” – Alguém pensa que agora tem “carta branca e poder” para realizar qualquer coisa que queira. Não é assim. Paulo recebeu do Senhor uma força interior para realizar a vontade de Cristo, e não a sua – II Co 12.9-10.

.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÕES

PREOCUPAÇÕES
Pr. Abilio Carlos dos Santos


Algumas pessoas ampliam o círculo da preocupação para suas famílias, amigos e igrejas. São muito semelhantes aos dez espias, de Números 13:26-33, que espalharam seu temor e dúvidas a todos os outros.

Mas aqueles que confiam apenas em Deus podem colocar-se ao lado de Josué e Calebe, os únicos do grupo de 12 aos quais Deus permitiu entrar na Terra Prometida.

Não deixe que as preocupações o impeçam de chegar ao que Deus talvez esteja tentando lhe ensinar. Ele convida você a trazer os pensamentos de ansiedade diretamente a ele.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” – Fp 4.6

Pense nisso e durma em paz... Um abraço do Pr. Abilio... Shalon!
.
abilicusvidanova@ig.com.br

.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A CRÍTICA IMPEDE A CAMINHADA

Como absorver criticas positivamente

 CRÍTICA IMPEDE A CAMINHADA
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Números 12.1-16

Alguns episódios do Antigo Testamento trazem ensinamentos preciosos para o nosso tempo. A caminhada de Israel da terra do Egito até a terra prometida é uma ilustração da vida cristã. Há uma caminhada desde a nossa libertação do mundo até chegarmos ao céu.

EPISÓDIO ARÃO E MIRIÃ

Vamos destacar esse episódio envolvendo Arão e Miriã, irmãos de Moisés, líderes de Israel naquele momento.
Eles questionaram a liderança de Moisés... Estavam ressentidos.
Por quê? Porque ele tomara para si uma mulher etíope.
Discordaram e falaram contra Moisés.
Deus não aprovou isso e os repreendeu.

Arão se arrependeu.
Miriã foi disciplinada, ficando leprosa.
Teve que ficar fora do acampamento dos filhos de Israel, pois um leproso não poderia ficar entre os sadios no arraial. Ali, solitária, segregada, ela ficou retida fora do arraial por sete dias.

Moisés orou por ela e Deus a curou e ela foi recolhida.
E só então o povo pôde sair de Hazerote e continuar sua caminhada, indo acampar-se no deserto de Parã.

A crítica pode nos deter no caminho.

A CONTESTAÇÃO AOS LÍDERES

Quem são os líderes?
Os pais, os professores, os pastores, os líderes de descendência, ou qualquer outra autoridade da cidade ou do país.

1 - Uma coisa é não concordar e continuar honrando os líderes, apoiando-os e compartilhando com eles o trabalho comum, sabendo que seus líderes foram instituídos por Deus.

2 - Outra coisa bem diferente é a crítica, a contestação, o confronto e o enfrentamento.

A Bíblia fala de alguns que seguiram por esse caminho, tais como Coré, Datã e Abirão. Arão e Miriã também seguiram por esse caminho e despertaram a ira de Deus.
Ela ficou leprosa e teve que ficar isolada por sete dias.
E isso atrasou a caminhada do povo de Israel.

Quanto impedimento em certas vidas... Em famílias... Em empresas....
.
abilicusvidanova@ig.com.br
.