BLOG DO PR. ABILIO

BLOG DO PR. ABILIO
Esboços de Estudo Bíblico e Mensagens

sábado, 24 de setembro de 2011

PACIÊNCIA IRMÃO!



















PACIÊNCIA IRMÃO!
Pr. Abilio Carlos dos Santos

“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como” – Mc 4.26-27

“Espera pelo Senhor; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (27:14).

O foco da parábola não está no semeador ou no campo mas sobre o disciplinado processo pelo qual uma semente (grão) de trigo plantada germina e desenvolve-se até a maturidade por um poder residente em si mesma.

Há duas movimentadas estações no crescimento das plantações: o tempo de semear e o tempo de colher. No meio estão os meses de espera paciente por um processo que está além do poder humano para obrar suas maravilhas. Entrementes, o agricultor vai fazer outras tarefas, ocupado no ciclo usual de trabalhar e dormir.

Fique tranquilo e aguarde porque agora o trabalho é da semente e não do semeador.
Há tempos quando a única coisa sensata a fazer é esperar e confiar.

“A excelência do poder seja de Deus e não de nós” – II Co 4.7
A Deus seja a glória! Conforme Deus uma vez lembrou a Moisés, não importa muito quem somos; importa lembrar quem é ele - Êx 3:10-14.

Por esta razão não faz nenhuma diferença se a semente do evangelho é plantada por algum doutor em agricultura espiritual ou por algum santo recém-convertido, a semente germinará e crescerá por si mesma!

Como o apóstolo Paulo uma vez observou a alguns cristãos impressionados com pregadores e suas habilidades: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos, por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:5-6).

Precisamos somente dizer aos outros o que Jesus disse:

Essa poderosa palavra eterna ficará trabalhando enquanto estivermos dormindo!

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

O GRANDE BANQUETE



O GRANDE BANQUETE

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Jesus contou uma parábola de um grande banquete - Lucas 14.15-24

Planejamos uma festa de aniversário. Enviamos os convites.
Nem todos comparecem. Muitos justificam a ausência e não comparecem.

Muitas pessoas fizeram pouco caso do convite de Jesus.
Junto de Jesus é o melhor lugar para estarmos – Lc 14.15

O CONVITE

Quem faz o convite é o Senhor Jesus para o grande banquete.
O anfitrião é o próprio Deus.
Os convidados é o povo escolhido de Deus. Primeiramente foram convidados os judeus, mas rejeitaram. O anfitrião enviou o seu servo para convidar novas pessoas e encher sua casa.
Os primeiros convidados, os judeus, rejeitaram o convite e desprezaram a Grande Ceia do Senhor. – Desprezaram o Senhor Jesus e rejeitaram a Graça e a Paz do Senhor.

Muitas pessoas preferem colocar os bens materiais em primeiro lugar em suas vidas em vez de seguir o Senhor Jesus.

AS DESCULPAS

Um comprou um campo e precisava vê-lo – O outro comprou cinco juntas de bois e precisava experimentá-los... Tudo isso não é verdade. Ninguém compraria um campo sem vê-lo ou bois sem experimentá-los.
Desculpas esfarrapadas. Colocaram o material, o social e o pessoal acima do compromisso espiritual.
O Senhor mandou que trouxessem para a festa os desfavorecidos e os perdidos – Lc 19.10 - Quem são eles? São os coletores de impostos, as prostitutas, os pobres, os aleijados, os coxos... Para o grande banquete.

Muitas pessoas rejeitam o convite, mas a festa continua e Jesus prossegue a convidar todo mundo.

Não apresentemos justificativas “esfarrapadas”, desculpas ou mentiras, como o fato de dizer: “não tenho tempo, tenho compromisso”; “não posso ir porque é meu dia de folga”; “não posso ir porque farei um churrasco, uma festa”.
Se inventarmos desculpas e justificativas para não irmos, então não entendemos a importância do convite nem a Palavra do Senhor.

Participemos todos juntos deste grande banquete.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ABAIXO A MENTIRA












ABAIXO A MENTIRA

Pr. Abílio Carlos dos Santos

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros – Ef 4.25

Para vivermos uma vida nova precisamos de disciplina, de ordem em nossa vida, isso implica em obedecer as regras.

Sem regras a vida fica desordenada. Há muitas pessoas com a vida totalmente desordenada. Não sentimos bem vivendo com uma pessoa assim.
Não conseguimos sucesso no meio da bagunça. O serviço não rende e nada dá certo.

É hora de botar a casa em ordem... Reparar o altar... Mudar de vida!

Com disciplina haverá progresso no trabalho. Só é possível alcançar os objetivos e metas com disciplina e cumprimento de regras.
Uma coisa importante na vida de uma pessoa é agir sempre com a verdade.
É preciso romper com a mentira. Tem gente que vive no “mundo da mentira”.
Deus não está presente onde há mentira.

Há lares onde a mentira predomina.

Adulação, sorriso e aquele olhar inocente... Tudo isso para manter uma boa atmosfera e um ambiente mais favorável... Cônjuges e familiares são enganados e dominados pela mentira. Ninguém fala nada. É a lei do silêncio.

Satanás é o pai da mentira.

A Bíblia fala dos mentirosos:
“Eles mudaram a verdade de Deus em mentira” – Rm 1.25
A mentira causa sofrimentos e lágrimas e é a culpada pela queda do homem.

Os mentirosos não entrarão no Reino de Deus.

“E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” – Ap 21.27
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” – Ap 22.15

Ao mentir o homem afasta-se de Deus.
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – Jo 8.32

Seja feliz e viva na luz... Abaixo a mentira.


.
abilicusvidanova@ig.com.br
.

sábado, 10 de setembro de 2011

NASCER DE NOVO

















NASCER DE NOVO
Pr. Abilio Carlos dos Santos

Alguém disse: Todas as religiões são boas e o importante é crer em alguma coisa e ter uma religião... Isso é verdade? Não é verdade.
Você pode até seguir uma religião com toda fidelidade... Isso não resolve no que diz respeito à salvação e a vida eterna.

O Senhor Jesus disse que é necessário o novo nascimento.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” – Jo 3.3

A Bíblia nos apresenta o apóstolo Paulo, antes Saulo de Tarso, religioso, zeloso, sincero e perseguidor dos cristãos. Tinha todos esses atributos, mas para ser salvo, ter a garantia de vida eterna, precisava nascer de novo, ter um encontro com o Senhor Jesus.

Saulo de Tarso nasceu de novo:

“E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” – At 9.16-18

Os profetas de Baal chegavam até mesmo cortar-se com facas e lancetas, derramavam seu próprio sangue em prol de seus deuses – I Rs 18.28 - Nada disso garantia salvação e vida eterna com Cristo.

 
Os idólatras com toda sinceridade adoram as imagens de pau e pedra... Toda essa adoração não garante salvação.

Os muçulmanos cinco vezes por dia ajoelhados e onde estiverem fazem suas rezas a Alá... São fiéis, é verdade, mas salvação e vida eterna na presença do Senhor só Jesus Cristo garante.

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” – Atos 4.12

E os evangélicos de carteirinha?

Profetizam, expulsam demônios, fazem sinais e maravilhas, curas, libertação e até falam em línguas estranhas... Acreditam que vão morar no céu e estão com suas vidas financeiras cada vez “mais gordas”... Vão morar no céu? Tem certeza de salvação e vida eterna com Cristo?

O evangélico que não nasceu de novo também não tem salvação.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” – Mt 7.21-23

Na verdade, na verdade te digo que aquela que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus – Jo 3.3
.
.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O CORAÇÃO VENCE O MAL















O CORAÇÃO VENCE O MAL

Pr. Abilio Carlos dos Santos

Lucas 6.43-45

É a lei da vida.
É impossível uma árvore boa dar frutos ruins ou uma árvore ruim dar bons frutos. Uma coisa está ligada com a outra.

Um coração cheio do Espírito Santo com certeza vai produzir bons frutos, enquanto que o coração cheio de coisas ruins irá produzir frutos ruins.
Uma pessoa fala daquilo que o coração está cheio. Imagine uma pessoa inquieta, preocupada, impaciente o que irá falar?

Conhecemos o pensamento e os valores de uma pessoa quando ela se pronuncia a respeito de determinado assunto.
É falando que a pessoa se revela. O espírito de uma pessoa torna-se conhecido por suas palavras.

Quem está em comunhão com Deus é uma pessoa cheia de paz, com muita fé e esperança e diante dos desafios apresentados pela vida não é afetada. A sabedoria da natureza nos ensina muitas coisas, veja a cana-de-açúcar, que, mesmo sendo esmagada, produz sempre um caldo adocicado e saboroso.

O Senhor Jesus ensina que é preciso ter um coração bom para sair coisas boas dele... É a árvore boa produzindo bons frutos. Com a ajuda do Espírito Santo chega-se lá. É como encher uma jarra com uma goteira... Passo a passo ela transborda. Não deixemos de fazer o bem e praticar a bondade... Passo a passo nosso coração transborda da graça de Deus.

O mal será derrotado pelo coração.

.
abilicusvidanova@ig.com.br
.